FERRAMENTAS LINUX: O grande conjunto de mudanças do x86 atingiu o kernel Linux 5.6

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

O grande conjunto de mudanças do x86 atingiu o kernel Linux 5.6




Confira !!



Como parte da dança de desenvolvimento do Krtnrl Linux 5.6 , Ingo Molnar começou a enviar todas as solicitações pull hoje de manhã para as diferentes áreas do kernel Linux que ele supervisiona.

Na frente do x86 / asm para as alterações do x86 Assembly no kernel, houve algumas limpezas de código e uma micro-otimização / simplificação para o código de inicialização de 32 bits. O mais interessante, porém, do lado da montagem, é o Kernel Linux 5.6, que agora usa a instrução Fast Short REP MOV da Intel Ice Lake para obter um desempenho mais rápido do memmove () . A instrução FSRM com Ice Lake deve oferecer movimentos mais rápidos da memória de um local para outro. Será interessante ver no sistema Ice Lake Core i7-1065G7 se isso acaba tendo alguma diferença significativa de desempenho no mundo real.

Na frente do x86 / cache, agora existe um arquivo cpu_resctrl_groups exposto em procfs para cada PID para ajudar a navegar das tarefas para recuperar grupos.

Não faz parte dos puxões x86 do Ingo, mas o trabalho relacionado ao x86 está ontem Thomas Gleixner enviando as atualizações do x86 / pti . O único item que vale a pena mencionar é a lista branca de novas CPUs Zhaoxin x86, agora que as suas CPUs da série 7 são mitigadas para  o Spectre V2 e SWAPGS . (Não há novos patches de kernel pertencentes às mais recentes divulgações de segurança da Intel, mas nessa parte parece que a Intel estará atenuando as atualizações de microcódigo em vez das alterações do kernel.)

Várias limpezas de código vieram com o x86 / cleanups e algumas pequenas melhorias no x86 / core . Enquanto isso, o x86 / cpu faz uma limpeza no manuseio do código de recurso VMX, que também o torna melhor para o futuro. Por fim, o código x86 / fpu possui uma correção para possível corrupção de FPU.


Fonte

Até apróxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário