segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
A Western Digital propõe um sistema de arquivos Zonefs parao kernel Linux 5.6
Confira !!
Um dos últimos recursos disponíveis hoje para o kernel Linux 5.6 antes do fechamento da janela de mesclagem é o sistema de arquivos Zonefs da Western Digital .
Zonefs é o sistema de arquivos desenvolvido pela Western Digital que eles apresentaram no ano passado para dispositivos de bloco com zonas . O Zonefs expõe cada zona de um dispositivo de bloco zonado como um arquivo, em comparação com os sistemas de arquivos tradicionais ou como o suporte ao dispositivo de bloco zonado é exposto por meio de F2FS e amigos em unidades de disco SMR (Shingled Magnetic Recording) gerenciadas por host / com reconhecimento de host .
O armazenamento em zonas tem sido uma das áreas de crescente interesse da Western Digital por aumentar cada vez mais a capacidade das unidades de disco e, ao mesmo tempo, torná-las mais econômicas. No blog da Western Digital, eles cobrem a Zoned Storage Initiative.
O Zonefs não é compatível com POSIX e expõe cada zona de um dispositivo de bloco de zonas como seu próprio arquivo. Esse sistema de arquivos não se destina a casos de uso convencionais, mas ao uso especializado de armazenamento em zonas. Damien Le Moal, da Western Digital, explicou: "Seu objetivo é simplificar a implementação do suporte a dispositivos de bloco de zonas em aplicativos, substituindo os acessos de arquivo de dispositivo de bloco bruto por uma API baseada em arquivo mais rica, evitando a dependência de ioctls de arquivo de dispositivo de bloco direto que podem ser mais obscuros para os desenvolvedores. Um exemplo dessa abordagem é a implementação de estruturas de árvore LSM (mesclagem estruturada em log) (como usada no RocksDB e LevelDB) em dispositivos de bloco zoneados, permitindo que o SSTables seja armazenado em um arquivo de zona de maneira semelhante a um sistema de arquivos comum, e não como uma variedade de setores de um dispositivo com zonas. A introdução da construção de nível superior "um arquivo é uma zona" pode ajudar a reduzir a quantidade de alterações necessárias no aplicativo e, ao mesmo tempo, permitir o uso de dispositivos de bloco com zonas com várias linguagens de programação diferentes de C. "
O Zonefs passou rapidamente por várias rodadas de revisão de patches, em um esforço para prepará-lo para uma possível inclusão no kernel Linux 5.6.
Sexta à noite, uma solicitação de recebimento foi enviada para adicionar esse sistema de arquivos e suas meras duas mil linhas de código. Ele está tentando entrar na linha principal diretamente na área do sistema de arquivos, em vez de preparar primeiro.
No momento em que Linus Torvalds não escreveu o Zonefs ainda nem comentou sobre isso, é bem provável que hoje ele o honre antes de marcar o kernel Linux 5.6-rc1. Fique ligado.
ATUALIZAÇÃO: Pouco antes de declarar o kernel Linux 5.6-rc1, Linus Torvalds realmente cumpriu essa solicitação, fazendo do Zonefs um dos muitos recursos do kernel Linux 5.6 .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário