FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.6 KVM expande o suporte à virtualização AMD APIC com APICv dinâmico

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

O Kernel Linux 5.6 KVM expande o suporte à virtualização AMD APIC com APICv dinâmico



Confira !!



Uma segunda rodada de atualizações de virtualização do KVM foi enviada hoje para a janela de mesclagem do Linux 5.6 que ainda está aberta durante o fim de semana.

No lado da AMD, essa rodada de atualizações de virtualização do Linux KVM expandiu o suporte à virtualização APIC. O APICv / AVIC agora é suportado com o AMD SVM em configurações anteriormente impossíveis. O Suravee Suthikulpanit da AMD explicou anteriormente:

O 'commit 67034bb9dd5e ("KVM: SVM: adicione verificações de irqchip_split () antes de ativar o AVIC") "foi introduzido para corrigir diversos problemas de interrupção de inicialização ao ativar o AVIC. Isso ocorre principalmente porque o hardware AVIC não #vmexit na gravação no registro LAPIC EOI, resultando em PIC e IOAPIC no kernel, para aguardar e não injetar novas interrupções (por exemplo, PIT, RTC).
Isso limita o AVIC a funcionar apenas com o kernel_irqchip = modo de divisão, que atualmente não está ativado por padrão, e também requer espaço do usuário para suportar o modelo de irqchip dividido, o que pode não ser o caso.
O objetivo desta série é permitir que o AVIC funcione nos dois modos irqchip, permitindo que o AVIC seja desativado temporariamente durante o tempo de execução, e faça o fallback para o modo de injeção de interrupção herdada (com vINTR e janelas de interrupção) quando necessário e depois reativado posteriormente. (ak

O Advanced Virtual Interrupt Controller é um dos meios de reduzir a sobrecarga em ambientes virtualizados e já é suportado há anos nas CPUs AMD (desde Carrizo) e no kernel Linux, mas com algumas exceções, conforme observado. Essa ativação dinâmica do APICv / AVIC fará parte do Linux 5.6 que, por sua vez, deve ser lançado como o kernel estável do APril.

A solicitação de recebimento do KVM também inclui várias outras correções do x86 KVM, várias correções do s390 e outras correções.

Fonte

Até  a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário