FERRAMENTAS LINUX: Seis recursos que não estão no núcleo principal do kernel Linux 5.6

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Seis recursos que não estão no núcleo principal do kernel Linux 5.6





Conifra !



Embora existam muitos recursos novos para o usuário final no kernel Linux 5.6 , também existem algumas mudanças ainda não incluídas. Aqui estão seis que vêm à mente como perdendo a janela de mesclagem do kernel Linux 5.6.

Driver AMD Sensor Fusion Hub - procurado pelos usuários de laptops AMD Linux desde 2018 e finalmente, foi publicado no início de janeiro o driver AMD Sensor Fusion Hub para Linux . Esse driver é semelhante ao driver do Sensor Hub da Intel e é usado para ativar o acelerômetro e os sensores giroscópicos nos laptops AMD Ryzen e outras funcionalidades semelhantes. Originalmente, os engenheiros da AMD esperavam lançar esse driver durante o "verão de 2019", mas só chegaram em janeiro para melhorar a experiência do laptop AMD Linux. No final do mês, havia uma segunda versão deste driver mas infelizmente não foi revisado e avaliado a tempo de ser incluído durante a janela de mesclagem do Linux 5.6. Às vezes, Linus Torvalds permite que novos drivers sejam mesclados após a janela de mesclagem quando não corre o risco de regredir qualquer código / suporte existente, como é o caso aqui, mas é mais provável que o driver AMD-SFH-HID acabe tendo que esperar até o Linux 5.7 para ver a linha principal.

Reiser5 - Embora o kernel Linux 5.6 traga o sistema de arquivos Zonefs e outras melhorias de armazenamento, não foi encontrado o Reiser5 nem o Reiser4. Parece que há poucas chances de o Reiser4 atingir o status de linha principal, enquanto no final do ano passado foi a surpresa do Reiser5 estar em desenvolvimento. Mas certamente não está pronto para a área de preparação da linha principal e, desde então, o anúncio do Reiser5 no Natal, tem sido bastante silencioso ... O Reiser4 e o Reiser5 provavelmente ficarão fora da árvore no futuro próximo, a menos que haja muito interesse em construir isso. nova versão do sistema de arquivos Reiser.

Bcachefs - procurado por alguns e com chances muito melhores de ser mantido em comparação com Reiser * é o Bcachefs, o sistema de arquivos nascido do código de cache do bloco "Bcache" do kernel Linux. Kent Overstreet continua trabalhando no Bcachefs, mas ainda não está pronto para a linha principal. Mais recentemente, ele vem trabalhando no suporte a snapshots para o sistema de arquivos, uma porta experimental do FUSE para testes, várias otimizações de desempenho e muito mais. O código Bcachefs continua sendo revisado e, talvez ainda este ano, veremos esse objetivo atingido.

IPC BUS1 no Kernel - Nascido da falha do KDBUS como uma implementação de D-Bus no kernel, o BUS1 era uma nova implementação de comunicação entre processos baseada em recursos para sistemas Linux. O código do kernel BUS1 não foi tocado desde março passado e parece estar parado. Mas pelo menos o Dbus-Broker fora do BUS1 como uma implementação compatível com D-Bus focada em melhor desempenho e confiabilidade do que a implementação de referência do D-Bus funcionou bem pelo menos até que uma solução melhor estivesse pronta.

Driver de enclave Intel SGX Linux - Muitos processos prolongados no lado de código-fonte aberto da Intel vêm obtendo o suporte do Software Guard Extensions . O código básico da SGX para o kernel do Linux e a criação de um driver SGX Enclave para lidar com o mecanismo de criptografia de memória das CPUs Intel já faz muito tempo. Mas, mesmo depois de mais de duas dezenas de revisões, ele ainda não está pronto para a linha principal. A Intel, porém, está trabalhando nisso e apenas alguns dias atrás estava o SGX Foundations v26. Talvez veremos o código finalmente atualizado no final deste ano.

Otimização do Futex () da Valve - No último verão, a Valve falou sobre mudanças no kernel do Linux para estender a chamada do sistema futex () necessária para uma sincronização ideal do pool de encadeamentos. A Valve carrega os patches de espaço do usuário no Proton, além de ter publicado alguns patches experimentais da Glibc e criou os patches do kernel do Linux com as alterações necessárias no futex para facilitar o teste pelos jogadores do Linux. O patch para o futex para implementar o mecanismo de espera em qualquer um dos vários futexes ainda não foi mencionado. O patch foi escrito por Collabora em colaboração com a Valve. Esperamos que este trabalho e outras otimizações do kernel estejam disponíveis para o verão.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário