FERRAMENTAS LINUX: O GNOME 3.36 será lançado hoje com melhorias contínuas no Wayland + Performance

quarta-feira, 11 de março de 2020

O GNOME 3.36 será lançado hoje com melhorias contínuas no Wayland + Performance



Confira !!



O GNOME 3.36 está programado para ser lançado hoje, então aqui está uma retrospectiva de grande parte do trabalho destacado que está sendo introduzido nesta atualização de seis meses na área de trabalho do GNOME.

Entre as muitas mudanças que vêm com o GNOME 3.36 que estão em nosso radar, incluem:

- Muitas melhorias de desempenho, como retângulos de recorte em lotes e outros ajustes de desempenho. Muitas melhorias de desempenho por toda parte, continuando a tendência nos últimos anos de otimizações de desempenho para o desktop. O suporte intermediário ao ShadowFB é outra das adições de desempenho para ajudar o GNOME Shell ao executar em rasterizadores de software como o LLVMpipe. Há também melhorias contínuas para o GNOME em GPUs secundárias controladas por adaptadores DisplayLink.

- O GNOME on Wayland screencasting muito mais eficiente, graças a agora ao alavancar do DMA-BUFs.

- Melhor manuseio multi-GPU com o trabalho de controle switcheroo, além de oferecer suporte ao driver proprietário da NVIDIA com a opção de "iniciar em GPU discreta".

- Também há muitas correções / melhorias em Wayland. Entre os trabalhos, está a correção do modo de luz noturna no Wayland e várias atualizações de manipulação do XWayland e o uso dos mais recentes protocolos de Wayland .

- Rastreamento e melhor manipulação de quando desativar as animações , como quando as sessões de VNC / área de trabalho remota estão ativas.

- Integração inicial de grafeno pelo GNOME Shell e Mutter. Embora isso também esteja vinculado à frente de desempenho desta biblioteca de primitivos do tipo gráfico e bits do sistema de janelas que possui vários caminhos rápidos para diferentes extensões do conjunto de instruções da CPU.

- O Librsvg continua aproveitando o Rust e também retirou o código de análise de CSS do Servo da Mozilla.

- As melhorias de leitura de tela do Orca surgiram várias vezes ao longo do ciclo, juntamente com outras melhorias de acessibilidade.

- Suporte ao GNOME Shell para iniciar os processos gerados dentro dos escopos do systemd . Essa é uma das etapas para melhorar o comportamento de falta de memória para aplicativos de desktop Linux, além de poder eliminar mais facilmente outros processos quando o shell for reiniciado.

- navegador web Epiphany do GNOME também tem visto inúmeras melhorias neste ciclo variando de correções para exibir PDFs usando PDF.js .

- O GNOME Boxes possui um novo assistente de máquina virtual e gerenciador de downloads.

- Atualização dos aplicativos favoritos padrão, alterando o Rhythmbox para GNOME Music, Shotwell para GNOME Photos, descartando o Evolution, adicionando o Calendário GNOME e também adicionando o Geary.

- O WebKitGTK 2.28 possui suporte ao sandbox Flatpak , além de ativar o WebGL e o Áudio da Web nas configurações do WebKit.

- Uma opção do Daemon de configurações do GNOME para desativar o suporte a USB quando a tela de bloqueio estiver ativa, uma medida extra de segurança.

- Renovando um pouco a configuração inicial do GNOME e outros ajustes por toda parte. Também na área Configuração Inicial do GNOME está o início dos trabalhos nos controles de acesso dos pais .

- Suporte de cursores de hardware em escala / transformados .

- Um novo aplicativo para gerenciar extensões do GNOME Shell .

Alguma outra mudança interessante no GNOME 3.36 que eu perdi? Deixe-nos saber nos fóruns. Enquanto isso, o GNOME 3.38 será lançado em setembro e, potencialmente, na época da próxima atualização, poderemos finalmente lançar o GTK 4.0 se eles conseguirem fazer sua última linha do tempo revisada de lançamento dessa grande atualização de kit de ferramentas neste outono.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário