FERRAMENTAS LINUX: O GNOME Mutter está trabalhando no suporte a taxa de atualização variável (VRR / Adaptive-Sync / FreeSync)

terça-feira, 31 de março de 2020

O GNOME Mutter está trabalhando no suporte a taxa de atualização variável (VRR / Adaptive-Sync / FreeSync)

Confira !!



O Wayland compositor do Sway recentemente adicionou o suporte à Taxa de Atualização Variável / Sincronização Adaptativa para ajudar a evitar rasgos e gagueiras, enquanto agora o Mutter do GNOME está trabalhando em um suporte VRR semelhante na área de trabalho.

Uma série de patches em andamento foi publicada no final de semana para adicionar suporte à taxa de atualização variável no Mutter for X.Org e Wayland. Isso inclui a verificação do suporte ao VRR dos monitores conectados usando as propriedades DRM, o suporte para ativar o VRR e a capacidade de alternar o suporte ao VRR por meio de uma API DBus. No momento, o suporte ao VRR não é anunciado para os clientes da Wayland devido à falta de um protocolo de Wayland upstream em torno da VRR.

Embora o VRR com Adaptive-Sync / FreeSync seja anunciado principalmente para ajudar na interrupção e lacrimejamento dos jogadores, o VRR também pode ajudar a melhorar o gerenciamento de energia e a eficiência, diminuindo a taxa de atualização da tela. Portanto, esse suporte VRR ao GNOME pode realmente ajudar os laptops Linux, mas ainda precisamos testar os benefícios de eficiência dessa implementação.

A série de trabalhos em andamento pode ser encontrada no Gitlab da Mutter . Esperamos que esse código entre em forma para ser mesclado durante o agora ativo ciclo de desenvolvimento do GNOME 3.38.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário