segunda-feira, 30 de março de 2020
Os desenvolvedores do Mesa estão discutindo ovamente se farão um Fork ou uma queda de Drivers Não-Gallium3D
Confira !!
Em dezembro, houve uma discussão com desenvolvedores sobre a remoção ou bifurcação de drivers não-Gallium3D . Desde então, o driver Gallium3D da Intel "Iris" tornou-se com sucesso o driver OpenGL padrão para Broadwell / Gen8 e mais recente, enquanto os drivers não pertencentes ao Gallium3D continuam enfrentando podridão de bits. A discussão sobre a remoção / bifurcação de drivers não-Gallium3D Mesa foi reacendida.
Esse encadeamento da lista de discussão está ativo novamente, com discussões sobre como se livrar dos drivers "clássicos" do Mesa para permitir um melhor enfoque nos drivers Gallium3D modernos e nos drivers Vulkan do Mesa. A eliminação dos drivers clássicos evita o ônus de manutenção associado e também permite simplificar / melhorar os drivers modernos sem arriscar quebras / regressões e outras dores de cabeça com os drivers antigos.
Dos drivers clássicos do Mesa, ainda na árvore está o driver Intel i915 vintage, o driver Intel i965 usado agora apenas por hardware pré-Broadwell / Gen8, o antigo driver NV01 a NV10 Nouveau, o driver ATI Radeon R200 e SWRAST. Desses, o único driver semi-notável ainda relevante é o driver Intel i965 para executar gráficos HD pré-Broadwell no Linux.
A discussão mais recente sobre o que fazer com os drivers clássicos não resultou em nenhum ativo definitivo. Uma proposta de um desenvolvedor da Intel é esperar mais um ano e, nesse ponto, "dividir" o código antigo do Mesa em uma série "LTS" (Suporte a Longo Prazo), enquanto deixa o Mesa Git avançar com apenas esses drivers modernos.
Vamos ver o que acontece com essa nova discussão sobre o assunto, mas, mais cedo ou mais tarde, os desenvolvedores do Mesa estão procurando descartar esses drivers antigos para que possam suportar / otimizar melhor os drivers de hardware modernos.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Mesa,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário