FERRAMENTAS LINUX: As mudanças no agendador do Kernel Linux 5.7 trazem as adições proeminentes para as CPUs Intel e Arm

quarta-feira, 1 de abril de 2020

As mudanças no agendador do Kernel Linux 5.7 trazem as adições proeminentes para as CPUs Intel e Arm


Confira !


Na segunda-feira, o Ingo Molnar enviou as atualizações do agendador para o kernel Linux 5.7 que viu sua janela de mesclagem aberta no início desta semana. Para o ciclo do Kernel Linux 5.7, há várias adições importantes do planejador.

Os destaques do lado do planejador para o Kernel Linux 5.7 incluem:

- Atualizações de agendamento NUMA para que o balanceador de carga e a lógica de posicionamento não lutem entre si para melhorar a localidade e a utilização com menos migrações.

- O rastreamento de pressão térmica para sistemas com sobrecarga térmica . Este trabalho focado inicialmente nas CPUs Arm é para garantir uma melhor colocação de tarefas nos núcleos de superaquecimento / aquecimento que, por sua vez, estão sendo limitados / com clock invertido.

- A Invariância de frequência Schedutil para CPUs Intel suportadas. Isso deve gerar melhor desempenho e eficiência de energia. Esse trabalho de invariância de frequência deve funcionar no Skylake X e mais recente, no Xeon Phi, e selecionar partes Atom / Goldmont. Isso pode render grandes vitórias e executaremos alguns benchmarks internamente em um futuro próximo. É graças a essa grande melhoria que a P-State está trabalhando para migrar para o Schedutil do powersave por padrão .

- Melhor utilização da capacidade para plataformas big.LITTLE, graças à verificação assimétrica da capacidade da CPU.

- Correções / melhorias de agendamento em tempo real.

- Várias outras correções e melhorias.

A lista completa de alterações do agendador por meio deste PR que foi mesclada na terça-feira.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário