FERRAMENTAS LINUX: A Oracle entrega o Unbreakable Enterprise Kernel 6 - baseado no Kernel Linux 5.4 + DTrace sobre BPF, etc.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

A Oracle entrega o Unbreakable Enterprise Kernel 6 - baseado no Kernel Linux 5.4 + DTrace sobre BPF, etc.



Confira !



A Oracle anunciou seu mais novo lançamento do " Unbreakable Enterprise Kernel ", que continua girando como uma opção para os usuários do Oracle Linux e sendo o padrão na Oracle Cloud.

O Unbreakable Enterprise Kernel Release 6 muda sua base de código do rastreamento do kernel Linux 4.14 LTS para agora estar na ramificação Linux 5.4 LTS. Somente esse grande salto de versão é significativo com todos os novos recursos de upstream introduzidos desde a estreia do Linux 4.14 em novembro de 2017.

A Oracle também está promovendo o Unbreakable Enterprise Kernel Release 6 como tendo melhor suporte ao Arm (AArch64) de 64 bits, o Cgroups v2 é mais maduro, o KTask para paralelizar trabalhos intensivos em CPU, paralelizar KSwapd, assinatura de firmware Kexec, melhor gerenciamento de memória, o mais recente suporte ao DTrace e agora implementado usando BPF, suporte para o sistema de arquivos OCFS2 e suporte para Btrfs.

Curiosamente, o suporte ao Btrfs é anunciado neste estágio para o UEK. A Oracle originalmente contratou Chris Mason quando ele criou o sistema de arquivos Btrfs e, enquanto o RHEL upstream e outros abandonaram suas ambições, o Oracle continua a apoiá-lo no UEK R6 e também a torná-lo uma opção de instalação para o Oracle Linux 8. também ainda controla o sistema de arquivos ZFS upstream, mas não oferece o ZFS como parte do Unbreakable Enterprise Kernel.

Mais detalhes sobre o lançamento do Unbreakable Enterprise Kernel 6 através do blog Oracle Linux com UEK R6 foram anunciados há alguns minutos.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário