FERRAMENTAS LINUX: O código ZFS / Zsys está vendo importante correção de desempenho antes do Ubuntu 20.04 LTS

segunda-feira, 13 de abril de 2020

O código ZFS / Zsys está vendo importante correção de desempenho antes do Ubuntu 20.04 LTS






Confira !!


Um dos novos recursos do Ubuntu 20.04 LTS para aqueles que usam o ZFS On Linux com o gerenciador de Zsys da Canonical são os instantâneos automáticos do APT nas transações de pacotes para poder executar reversões do sistema, se necessário. Uma correção importante em torno dessa funcionalidade está a caminho.

Didier Roche, da Canonical, continua trabalhando bastante no Zsys e, nos últimos dias, conseguiu uma grande melhoria de desempenho no código do conjunto de dados. O carregamento do menu do carregador de inicialização do GRUB, onde os snapshots existentes do ZFS podem ser selecionados, pode levar mais de 80 segundos para listar 100 snapshots do sistema. Mas agora com este último código Zsys sendo preparado, o GRUB está quase instantâneo.

Como os snapshots do APT são automatizados quando executados no ZoL / Zsys, para muitos usuários, seria apenas uma questão de tempo até que eles acumulassem um grande número de snapshots. Então, felizmente, esse problema de desempenho foi resolvido antes do lançamento, que deve ocorrer na próxima semana ... Ter que esperar um minuto ou mais para lidar com o menu do GRUB pode ter sido doloroso.

Este trabalho e outras atividades de última hora do Zsys são descritas neste post do Discurso .

O suporte da área de trabalho do Zsys / ZoL com o Ubuntu 20.04 LTS se uniu muito bem como uma opção experimental, enquanto o EXT4 continua sendo o sistema de arquivos padrão. A integração da área de trabalho é muito bem feita, embora um elemento mencionado anteriormente fosse reescrever o instalador da área de trabalho do Ubuntu mas isso ainda não se materializou.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário