FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.7 começa o suporte de desembarque para o SoC RISC-V de núcleo duplo Kendryte K210

quinta-feira, 9 de abril de 2020

O Kernel Linux 5.7 começa o suporte de desembarque para o SoC RISC-V de núcleo duplo Kendryte K210




Confira !!



As mudanças na arquitetura do RISC-V foram enviadas para o kernel Linux 5.7 e incluem trabalhos iniciais sobre a criação de um novo SoC de núcleo duplo RISC-V.

O novo suporte ao SoC que está sendo trabalhado no kernel Linux upstream é o Kendryte K210. Ainda existem alguns problemas pendentes e alguns patches que ainda precisam ser atualizados por falta de acesso ao hardware pelo mantenedor do RISC-V, Palmer Dabbelt. O Kendryte K210 é descrito como um acelerador de rede neural capaz de 0,8 TFLOPS e possui dois núcleos RISC-V de 64 bits, além de hardware de reconhecimento de imagem dedicado. Diz-se que o consumo de energia típico do chip é inferior a um Watt.


O Kendryte K210 foi brevemente chamado para usar o FreeRTOS, mas o suporte principal ao Linux está a caminho dos bits iniciais do Linux 5.7 e, esperançosamente, do resto do Linux 5.8. O K210 é fabricado em um processo TSMC 28nm e o nome Kendryte é derivado do significado chinês de "pesquisa de inteligência", devido ao foco da IA ​​do chip.

Além de trabalhar no suporte ao K210, as alterações do RISC-V no Linux 5.7 também incluem o suporte à Interface Binária do Supervisor v0.2 .

Completar as notáveis ​​alterações do RISC-V Linux 5.7 também são correções para a construção do kernel com o LLVM Clang, mas é conhecido "as imagens resultantes são conhecidas por não inicializarem ainda". Então, basicamente, você pode criar um kernel Linux RISC-V não inicializável agora com o LLVM / Clang, que é um passo atrás do AArch64 e do x86_64, mas espero que possamos ver a solução a curto prazo.

A lista completa da arquitetura RISC-V muda para o Linux 5.7 por meio desta publicação na lista de discussão .



Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário