FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.8 está para adicionar detecção automática ao usar o SoundWire em plataformas Intel mais recentes

terça-feira, 14 de abril de 2020

O Kernel Linux 5.8 está para adicionar detecção automática ao usar o SoundWire em plataformas Intel mais recentes




Confira !!


Embora a janela de mesclagem de recursos do Kernel Linux 5.7 tenha sido fechada ontem, já existe um recurso na fila para o Kernel Linux 5.8 que chamou nossa atenção.

Na fila hoje na ramificação "-next" do subsistema de som está o suporte à detecção automática do SoundWire. Conforme descrito na página do projeto MIPI , "o MIPI SoundWire, lançado em 2014, consolida muitos dos principais atributos nas interfaces de áudio para dispositivos móveis e PCs, fornecendo uma interface abrangente e comum e uma arquitetura escalável que podem ser usadas para ativar os recursos e funções de áudio. em vários tipos de dispositivos e em vários segmentos do mercado. Ele suporta o uso de amplificadores e microfones avançados. Além disso, também pode otimizar a proteção dos alto-falantes, a potência e o desempenho do microfone, o cancelamento de ruído e a entrada de áudio que sempre escuta " .

Voltando ao final de 2016, a Intel estava trabalhando no suporte SoundWire para Linux . O SoundWire foi fundido ao Linux 4.16 no início de 2018 e continuou a ver várias melhorias no SoundWire desde então - mais recentemente, com o suporte do SoF SoundWire sendo destacado no Linux 5.7.

Agora, com o Linux 5.8, o suporte ao SoundWire parece robusto o suficiente para que o código de detecção automática seja adicionado. O código contribuído pela Intel adiciona suporte à detecção automática para usar o SoundWire, quando disponível no lugar do código de driver HDA herdado ou dos drivers Skylake da Intel, sem que nenhum hardware específico seja solicitado para retornar aos caminhos de código de driver existentes.

Este suporte Intel SoundWire, por sua vez, é construídoIa iniciativa de som Open Firmware . O suporte SoundWire parece estar em boa forma para a mais recente plataforma Comet Lake da Intel, enquanto também é encontrado em algumas plataformas Skylake + com microfones digitais (DMIC) e mais amplamente nas plataformas Cannonlake +.

A detecção automática para usar o caminho do SoundWire agora está na fila de som para o próximo antes da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.8 em junho.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário