FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.8 está vendo as alterações preliminares antes do suporte ao RISC-V EFI

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O Kernel Linux 5.8 está vendo as alterações preliminares antes do suporte ao RISC-V EFI




Confira !!



Uma das áreas que estão sendo trabalhadas no upstream recentemente para o suporte ao kernel Linux da arquitetura RISC-V é a manipulação de EFI. O trabalho preliminar de suporte ao EFI no RISC-V está previsto para o kernel do Linux 5.8 .

Nos últimos meses, o código EFI do Linux passou por uma espécie de limpeza de primavera com os preparativos para a ativação do RISC-V . Os preparativos iniciais para o suporte ao RISC-V EFI foram enviados como parte do código EFI-next, destinado ao Linux 5.8.

Entre essas mudanças, estão a unificação de wrappers de chamada EFI para não-x86, várias alterações de código para melhorar a portabilidade / arquitetura independente e outros aprimoramentos de código. Este é apenas o trabalho preliminar com o apoio real do RISC-V EFI que ainda resta para o destino.

Também com essas alterações de EFI em geral para Linux 5.8, há suporte para poder especificar a resolução e profundidade por meio da linha de comando do código do protocolo de saída de gráficos EFI. A especificação da resolução da tela para EFI GOP pode ser feita usando o vídeo = efifb: [xres]: [yres] . A opção video = efifb: auto existe para manter a melhor (mais alta) resolução escolhida automaticamente.

A lista de materiais EFI enfileirados até o momento para o EFI-Next antes do ciclo do kernel Linux 5.8 neste verão pode ser encontrada no LKML.org.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário