Confira !!
No ano passado, um desenvolvedor do SUSE enviou um conjunto de patches adicionando suporte à autenticação no sistema de arquivos Btrfs. O Btrfs já possui somas de verificação em blocos de metadados e blocos de dados enquanto a implementação original desses patches de autenticação executava o HMAC em uma soma de verificação SHA256 como um hash com chave. Uma chave adequada, por sua vez, é necessária para montar um sistema de arquivos verificado.
O suporte à autenticação Btrfs não foi adquirido na época e o engenheiro do SUSE, Johannes Thumshirn, desde que deixou a empresa. Mas, após novas consultas sobre o trabalho, parece que ele será revivido para essa autenticação que pode ser usada para dispositivos e contêineres incorporados.
O mantenedor do Btrfs, David Sterba, também disse que não é contra o recurso, embora a especificação atual não esteja completa o suficiente. Sterba diz que, para inclusão, ele procuraria o suporte ao blake2b, o HMAC deve corresponder à implementação do kernel e todos os programas Btrfs devem trabalhar com o hash com chave.
Mais detalhes no novo segmento de discussão sobre autenticação / suporte a hash com chave para Btrfs. Pelo menos agora há uma discussão ativa acontecendo sobre esse recurso e mais expressando seu interesse na referida funcionalidade.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário