sexta-feira, 8 de maio de 2020
O Driver Lima DRM do Linux para o Arm Mali finalmente vê o gerenciamento de energia em tempo de execução
Confira !!
O driver do kernel de Lima, que fornece suporte de driver de código aberto com engenharia reversa para os antigos processadores gráficos Arm Mali 4xx, finalmente está vendo os recursos de gerenciamento de energia em tempo de execução no Linux 5.8.
O gerenciamento de energia em tempo de execução do hardware da série Mali 400 com este driver DRM de código aberto permite que a GPU seja suspensa quando ociosa por mais de 200ms. Esse limite de 200ms também é ajustável através de um novo valor autosuspend_delay_ms exposto no sysfs para o driver.
O atual desenvolvedor de drivers de Lima, Qiang Yu, observa em seu trabalho de habilitação que o tempo para reiniciar o dispositivo GPU é de cerca de 40us em um Allwinner H3 SoC e de 20us para suspensão.
Este trabalho fornecerá alguns benefícios de economia de energia ao usar a pilha de drivers Lima nessas GPUs antigas do Mali.
O suporte ao gerenciamento de energia em tempo de execução para Lima foi enviado através dos mais recentes patches drm-misc-next, que também incluem suporte a mais painéis e outras pequenas alterações nos diferentes drivers DRM menores. Esses patches estão na fila para o próximo kernel Linux 5.8.
Fonte
Até a próxma !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Linux,
linux devops,
Linux Kernel,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário