FERRAMENTAS LINUX: A Intel continua a preparar bits iniciais para suporte a dispositivos de computação Express Link (CXL).

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A Intel continua a preparar bits iniciais para suporte a dispositivos de computação Express Link (CXL).




Confira !!



O Compute Express Link é o padrão de interconexão suportado pela Intel, AMD, Google, Facebook, Microsoft, Dell e outros para desenvolver o PCI Express com os novos recursos de CPU para dispositivo e CPU para memória. A equipe de código aberto estelar da Intel vem trabalhando no suporte ao kernel Linux para esta próxima geração de dispositivos.

Recentemente, os desenvolvedores Linux de código aberto da Intel começaram a trabalhar no suporte ao Compute Express Link começando com o manuseio DVSEC (recursos estendidos específicos do fornecedor designados) para dispositivos CXL. Esse código é necessário para identificar dispositivos compatíveis com CXL fora do barramento PCI Express e estabelece a base para a introdução inicial de CXL no Linux e a introdução de drivers / pci / cxl.c e fiação relacionada no código do subsistema PCI do kernel.

Isso também adicionaPCI_CXL como o novo comutador Kconfig para ativar o suporte ao Compute eXpress Link, embora ainda não esteja totalmente conectado. Foram enviados ontem os mais recentes patches do CXL DVSEC. Separadamente, há outra série de patches que adiciona informações de CXL aos relatórios lspci .

É possível que esses patches iniciais do kernel CXL possam ser colocados na fila como parte do código PCI-next a tempo do próximo ciclo do Krernel Linux 5.8, caso contrário, aguardariam pelo menos o Linux 5.9 no final de 2020 para o desembarque. O tempo deve funcionar bem, no entanto, como é improvável que vejamos os dispositivos CXL por um tempo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário