FERRAMENTAS LINUX: O suporte do Radeon "Southern Islands" continua melhorando no driver AMDGPU - GPU Reset

terça-feira, 28 de julho de 2020

O suporte do Radeon "Southern Islands" continua melhorando no driver AMDGPU - GPU Reset




Confira !

Os processadores gráficos do AMD Radeon GCN 1.0 "Southern Islands " continuam vendo melhorias de driver de código aberto no Linux em 2020.

Continua a haver tendência da AMD e de outros desenvolvedores de código aberto em melhorar o suporte ao GCN 1.0 /Southjern Islands no driver do kernel do AMDGPU . Por padrão, o GCN 1.0 (e o GCN 1.1) usa o driver do kernel DRM "Radeon" por padrão, onde o GCN 1.2+ até o Navi 2 está usando o driver AMDGPU. Durante anos, houve o suporte experimental para o GCN 1.0 / 1.1 neste driver AMDGPU, enquanto nos últimos meses parece haver algum esforço para colocar as GPUs originais "Graphics Core Next" em melhor forma nesse driver.

A AMD recentemente apoiou o suporte à decodificação de vídeo do GCN UVD 1.0, para o driver AMDGPU junto com os novos arquivos de firmware. Fora da AMD, tem havido trabalho para obter o suporte do monitor DC funcionando para essas GPUs . Agora, o mais recente nesta frente é um patch do mantenedor de driver da AMD Radeon Linux, Alex Deucher, para que a redefinição da GPU funcione no AMDGPU para GCN 1.0.

A redefinição da GPU é para - como o nome indica - permitir recursos de redefinição da GPU, como no caso de travamentos. As gerações mais recentes de GCN oferecem o suporte à redefinição de GPU no driver do kernel AMDGPU, enquanto o suporte ao GCN 1.0 não foi conectado.

Esse patch é baseado no suporte de redefinição de GPU do driver Radeon DRM mais antigo e agora permite recursos de redefinição de GPU para as Southern Islands.

O trabalho é tarde demais para o Kernel Linux 5.9 agora, mas será interessante ver o que mais pode ser obtido no Krernel Linux 5.10 e se a AMD acabar endossando (ou alterando o padrão) para AMDGPU para essas peças GCN originais. A mudança para o AMDGPU geralmente significa um desempenho um pouco melhor, executando um código de driver mais mantido em geral, e talvez o mais importante seja que o uso do driver de núcleo AMDGPU permita que os drivers RADV / AMDVLK Vulkan funcionem neste hardware.

Fonte

Até a próixima 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário