FERRAMENTAS LINUX: O suporte para os gráficos da Intel Rocket Lake estão prontos para o lançamento com o Kernel Linux 5.9

sexta-feira, 3 de julho de 2020

O suporte para os gráficos da Intel Rocket Lake estão prontos para o lançamento com o Kernel Linux 5.9




Confira !!



A Intel enviou seu lote inicial de atualizações de driver gráfico para o DRM-Next, que por sua vez está programado para chegar ao ciclo do Kernel Linux 5.9 assim que sua janela de mesclagem for aberta no próximo mês.

O mais significativo com esse recurso Intel DRM-Next é a introdução do suporte ao Rocket Lake , o sucessor do Comet Lake que ainda é considerado parte de 14nm, mas o mais emocionante será a substituição dos antigos gráficos Gen9 pelos gráficos Gen12. Em maio, a Intel publicou os patches de código aberto do Rocket Lake, mas chegou tarde demais para revisá-los / testá-los a tempo para o Kernel Linux 5.8 e, assim, desviar para o ciclo 5.9.

Com o Rocket Lake sendo gráficos Gen12, o suporte a gráficos Intel Tiger Lake / Gen12 já está em vigor e fornece a base. Portanto, a adição do Rocket Lake não é muito dramática, mas reforça o apoio existente que se materializou no ano passado.

Além de ter o suporte inicial do lado do kernel para gráficos do Rocket Lake (o Mesa 20.2 traz o suporte do lado do driver OpenGL / Vulkan), a solicitação de pull de hoje também fornece:

- Mais soluções alternativas para o Tiger Lake e o Elkhart Lake.

- Muitas correções do DisplayPort Multi-Stream Transport (DP MST).

- Correções de compactação de buffer de quadro (FBC) e atualização automática do painel (PSR).

- Uma grande variedade de outras correções de baixo nível e aprimoramentos de código.

A solicitação pull pode ser encontrada no dri-devel. Espera-se que atualizações adicionais de drivers de gráficos da Intel para o Kernel Linux 5.9 sejam colocadas em fila nas próximas semanas

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário