FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.9 é compatível com vários novos hardwares de áudio, Intel Silent Stream adicionado

sábado, 8 de agosto de 2020

O Kernel Linux 5.9 é compatível com vários novos hardwares de áudio, Intel Silent Stream adicionado


Confira !



O kernel Linux continua suportando muito mais dispositivos de áudio e muito mais pontuais do que uma ou duas décadas atrás.

O Kernel Linux 5.9 está trazendo o suporte para uma série de novos dispositivos de áudio, incluindo:

- Suporte Intel Keem Bay I2S. Keem Bay é a plataforma da Intel baseada na aquisição da Movidius que está focada em uma plataforma VPU para computação AI. Keem Bay apresenta núcleos Arm Cortex-A53 apoiados pelo Intel Movidius VPU, onde toda a mágica acontece para este sistema de visão computacional de baixo consumo. Este suporte de áudio I2S vai junto com muitas outras habilitações de Keem Bay que acontecem no Linux 5.9 ... Este parece ser o requisito básico para um bom suporte de linha principal com Keem Bay.

- Realtek RL6231, que parece terminar com o código RL6231 anterior no Kernel Linux 5.7.

- Suporte de áudio NVIDIA Tegra 186 e 210 na linha principal, que são os SoCs Tegra X1 e X2 ... Há muito tempo para ver a linha principal de suporte de áudio.

- Suporte para Maxim MAX98360A / MAX98373 SoundWire.

- Suporte para mais hardware Mediatek.

- As placas Samsung Midas e Aries agora têm áudio funcional.

- Freescale MQS e i.MX6sx (i.MX 6 SoloX).

Além da nova habilitação de hardware, a atração sonora do Linux 5.9 também produz:

- Terminologia limpa de acordo com as diretrizes de terminologia inclusivas.

- Limpezas e outras melhorias em todo o código Intel ASoC.

- Correções para suporte CA0132, Loongson 3 e outras peculiaridades e correções específicas de hardware.

- Suporte Intel Silent Stream. Intel Silent Stream funciona com hardware Haswell e mais recentes para permitir opcionalmente que o circuito do receptor HDMI permaneça ligado. Esse recurso evita a possibilidade de um pequeno atraso ao iniciar a reprodução de áudio em HDMI durante o tempo que o hardware leva para ligar novamente. A desvantagem do Silent Stream é um ligeiro aumento no consumo de energia estática devido a manter o link ativo. Para aqueles que desejam este recurso ao custo de pequenas penalidades de desempenho, podem construir o Linux 5.9+ com a opção SND_HDA_INTEL_HDMI_SILENT_STREAM. O Windows há muito oferece suporte a essa opção e ela funciona desde o Haswell, então é hora de esse suporte funcionar no Linux.

Mais detalhes sobre todas as mudanças de driver de som para o Kernel Linux 5.9 por meio desta solicitação de extração que já foi mesclado com o mestre.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário