FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.9 traz mais suporte ao IBM POWER10, novo / mais rápido SCV System Call ABI

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O Kernel Linux 5.9 traz mais suporte ao IBM POWER10, novo / mais rápido SCV System Call ABI



Confira !



Com o Kernel Linux 5.8, há o suporte inicial para inicializar CPUs POWER10, enquanto com o Kernel Linux 5.9 há mais trabalho POWER10 em andamento. Além disso, o Kernel Linux 5.9 está trazendo suporte para a chamada de sistema mais recente e mais rápida ABI para POWER9 e mais recente com a instrução SCV.

O o Kernel Linux 5.9 tem "suporte para uma nova ABI de chamada de sistema mais rápida usando a instrução scv no Power9 ou posterior." Esse é o trabalho recentemente coberto sobre o POWER System Call Vectored (SCV) . Usar o SCV pode utilizar registros mais rápidos e reduzir atualizações de registro específicas da máquina, entre outros benefícios para CPUs POWER9 existentes e hardware POWER10 futuro.

Além do SCV, o outro trabalho POWER interessante para o Kernel Linux 5.9 está focado no hardware POWER10 que está por vir. Na parte frontal do POWER10, há suporte para PMU (Power Monitoring Unit), eliminando o sinalizador mmap / mprotect PROT_SAO, pois não há suporte para ele, e outras correções.

Mais detalhes sobre todas as mudanças na arquitetura da CPU POWER para Linux 5.9 por meio desta postagem na lista de discussão. As CPUs POWER10 devem ser fabricadas em um processo de 7 nm, utilizam POWER ISA 3.1, os recursos de I / O e memória mais recentes e uma variedade de outras melhorias. Esperava-se que os processadores POWER10 fossem lançados este ano, embora pareça cada vez mais que não veremos muito na forma de hardware IBM / OpenPOWER POWER10 até o próximo ano. Pelo menos o trabalho de habilitação de código aberto / Linux POWER10 continua indo bem nos últimos meses e a maior parte do suporte parece que deve ser resolvido em 2020.

Fonte

Até a próxioma !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário