sexta-feira, 14 de agosto de 2020
O Kernel Linux 5.9 traz a proteção após o incidente recente do "GPL Condom" da NVIDIA
Confira !
Decorrente das recentes discussões sobre o código NVIDIA NetGPU que dependia de outro shim para fazer a interface entre o driver proprietário da NVIDIA e o código do kernel de código aberto, um novo patch está a caminho para o Linux 5.9 lutar contra tais esforços.
Como resultado da série de patch de código "NetGPU" e da discussão que se seguiu, o desenvolvedor de kernel de longa data, Christoph Hellwig, seguiu com um conjunto de patches de kernel para restringir o acesso aos símbolos do kernel exportados apenas como GPL e são frequentemente usados por estes "shim" drivers para ficar entre o código do kernel de código aberto e os módulos binários do kernel. Esta situação também conhecida como defesa do "preservativo GPL" está funcionando para ser melhor evitada com os kernels Linux 5.9+.
O resumo da mudança equivale a:
Os módulos que usam símbolos de módulos proprietários herdam a mancha TAINT_PROPRIETARY_MODULE, em um esforço para evitar que os módulos de correção GPL que são usados para contornar as exportações _GPL. Estes são módulos que afirmam ser licenciados pela GPL enquanto usam símbolos de módulos proprietários. Esses módulos serão rejeitados enquanto os módulos não GPL herdarão a mancha de propriedade.
Jessica Yu esta manhã enviou as atualizações dos módulos para o Kernel Linux 5.9 que incluem os patches da Hellwig.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Linux,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário