FERRAMENTAS LINUX: O RadeonSI Resorts desabilita o SDMA para a GFX9 / Vega devido a problemas na APU

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O RadeonSI Resorts desabilita o SDMA para a GFX9 / Vega devido a problemas na APU





Confira !



O driver RadeonSI Gallium3D da AMD recorreu à desativação do suporte do mecanismo DMA assíncrono SDMA (System DMA) para todo o hardware GFX9 / Vega devido a problemas que afetam algumas APUs.

Embora o SDMA tenha o potencial de ajudar no desempenho, o GFX9 (Vega) agora está vendo o suporte desativado devido a erros que parecem afetar apenas APUs. Embora não seja totalmente surpreendente, o driver AMD Radeon Linux de código aberto também não está habilitando o SDMA neste momento para o hardware GFX8 (Polaris) ou GFX10 (Navi).

Aberto há três meses, estava a solicitação de mesclagem para desativar o SDMA no GFX9 e também portá-lo para a série estável. O desenvolvedor de código aberto AMD de longa data Marek Olsak observou: "Este é um passo radical. Todas as opiniões são bem-vindas".

Após três meses de discussões e alguns usuários ainda vendo problemas de renderização / corrupção nas APUs Raven / Picasso, o suporte foi mesclado ao Mesa 20.2 e também deve terminar no Mesa 20.1.x.

Marek observou, no entanto, que ele não acha que isso deva se igualar a uma perda de desempenho, já que eles já estão usando o mecanismo de computação para blits e isso deve gerar um desempenho semelhante ao SDMA. Há também a possibilidade de menor sobrecarga da CPU com o SDMA desativado. Mas também há a possibilidade de melhorar a implementação do driver SDMA no futuro.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário