Confira !
A próxima versão do kernel Linux permitirá monitorar as temperaturas dos próximos processadores AMD Zen 3 .
Embora o suporte ao monitoramento da temperatura da CPU possa parecer mundano e não interessante, o que torna este suporte ao Zen 3 genuinamente interessante é que ele está chegando em pré-lançamento ... Esta é a primeira vez na era AMD Zen que vemos relatórios de temperatura da CPU adicionados ao Linux pré-lançamento do driver. Não só está vindo à frente dos CPUs chegando aos canais de varejo, mas o suporte foi adicionado pelos engenheiros da AMD.
Compare isso com o Zen 1 / Zen + / Zen 2 e várias peculiaridades / diferenças dentro das gerações, anteriormente o suporte não chegava até depois do lançamento e descoberto pela comunidade / desenvolvedores não-AMD. Devido à cadência do kernel do Linux, às vezes o suporte não fazia parte de um kernel lançado até meses após o lançamento de uma CPU. Houve algumas vezes que não veio até que eu recebi minhas amostras de revisão e, em seguida, comecei a descobrir os IDs ou testar as alterações ou verificar se há qualquer deslocamento Tctl na obtenção de novo suporte de CPU adicionado.
Portanto, ver os patches de suporte do Zen 3 enviados por um engenheiro da AMD antes do lançamento é agradável de ver e, esperançosamente, um sinal de um suporte mais pontual no futuro. Mas pelo menos o código está disponível em pré-lançamento. O remendo adiciona os novos bits necessários para a Família 19h (Zen 3) no driver k10temp. Esse patch faz parte do hwmon-next antes da janela de mesclagem do Linux 5.10 que será aberta em outubro. Concedido, devido à cadência do kernel, a janela de mesclagem do Linux 5.10 não abrirá até o início de meados de outubro e a versão estável do Linux 5.10 não será lançada até o final do ano civil ou assim, nesse caso, AMD Zen 3 varejo As CPUs ainda estarão sendo distribuídas por semanas ... Até agora nenhum patch do Zen 3 para o driver AMD_Energy que foi recentemente instalado, mas espero que não fique muito atrás.
Além de bits de relatório térmico e outras peças não críticas, compilações de kernel Linux principais recentes aparecemestar em boa forma para as CPUs AMD Ryzen e EPYC Zen 3 após várias adições desde o Kernel Linux 5.6. Assim que as CPUs Zen 3 forem lançadas, teremos nossos relatórios completos habituais sobre compatibilidade e desempenho do Linux. A AMD confirmou recentemente que mais detalhes sobre o Zen 3 serão anunciados em 8 de outubro .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário