Confira !!
Você deve se lembrar do início deste ano que os custos da nuvem do X.Org/FreeDesktop.org estavam crescendo fora de controle principalmente devido à configuração de integração contínua. Eles estavam procurando patrocínios para ajudar com esses custos, mas acabaram atraindo novos patrocinadores e, ao mesmo tempo, configurando / otimizando melhor sua configuração do CI para obter esses custos de volta em níveis mais gerenciáveis.
As despesas com servidor / nuvem do X.Org/FreeDesktop.org aumentaram de algumas centenas de dólares por mês antes de saltar rapidamente no final de 2018 para milhares por mês. Após subsídios / patrocínios do Google e do Gitlab, suas despesas realmente começaram a aumentar no início de 2020, quando atingiram mais de seis mil dólares por mês em despesas de nuvem, um nível incontrolável para um projeto de código aberto que depende de patrocínios.
De sua conta de nuvem de mais de US $ 6.300 meses em janeiro, cerca de US $ 3.700 foram custos de rede, outros US $ 2.258 em custos de computação e cerca de US $ 360 em custos de Kubernetes.
Ao trabalhar para manter os custos sob controle, os administradores voluntários do FreeDesktop.org começaram a analisar os logs e ativar outros recursos para descobrir como otimizar / armazenar em cache melhor a configuração de CI para reduzir os custos explosivos. Um de seus grandes ajudantes nessa façanha foi o aplicativo de análise / visualização de código aberto Grafana.
Como resultado, as otimizações foram a configuração de seu array RAID, imagens de registro de coleta de lixo e remediações em seus artefatos, reduzindo o uso de largura de banda de 3,5 TB por semana para cerca de 150 GB. Os custos do Google Compute foram reduzidos com Nginx atualizado, ajustes do Git e outros ajustes.
Os custos do FreeDesktop.org caíram de cerca de US $ 6 mil por mês para cerca de US $ 3 mil por mês nos últimos meses. No entanto, o FreeDesktop.org tem um orçamento de cerca de US $ 2.500 por mês para infraestrutura.
A redução de custos está sendo buscada com a mudança do Google Cloud, o Packet.com patrocinando grande parte de sua configuração de integração contínua e o Packet.com hospedando sua infraestrutura Gitlab também. O projeto GStreamer também aumentou o pagamento de seus próprios corredores de CI.
Mais detalhes por meio da apresentação do XDC2020 acima (a apresentação começa em torno de 75 minutos após o início do stream) e este conjunto de slides de Benjamin Tissoires da Red Hat.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário