FERRAMENTAS LINUX: A AMD oferece muitas correções para as GPUs Polaris no Linux - finalmente ativa o modo de ventilador ZeroRPM

sábado, 17 de outubro de 2020

A AMD oferece muitas correções para as GPUs Polaris no Linux - finalmente ativa o modo de ventilador ZeroRPM

 


Confira !!


Parece que a equipe de drivers gráficos do Linux da AMD está disparando com precisão em todos os cilindros atualmente. Eles não apenas trabalharam no suporte oportuno para o suporte do driver Linux Radeon RX 6000 "RDNA 2" / "Big Navi" antes do lançamento oficial e já fizeram o upstream do código inicial no Linux 5.9, mas eles até voltaram com uma série de correções para processadores gráficos mais antigos.

Nos últimos meses, eles têm feito uma série de melhorias para GPUs mais antigas, incluindo melhorias no estado GCN 1.0 / 1.1 no driver AMDGPU DRM e novos alvos do back-end LLVM  para GPUs mais antigas decorrentes de algum tipo de auditoria de código interna, entre outras correções. O último agora para marcar este trabalho em seu hardware mais antigo é um conjunto de quarenta patches para começar o dia para GPUs Polaris.

Um lote de 40 patches foi enviado nas primeiras horas do dia com um grande número de correções e muitos commits citando correções diretas ao código existente. Com esses 40 patches de driver do kernel Linux, há uma correção para a oscilação da tela em algumas configurações de vários monitores, um interruptor de relógio de memória é habilitado para monitores multi-sincronizados, há uma redução na energia ociosa para configurações de vários monitores e outros códigos alinhamentos com o Windows.



Ah, sim, o código finalmente habilita o recurso de ventilador ZeroRPM no Linux para placas de vídeo Polaris. O modo ZeroRPM suportado por algumas placas de vídeo AMD Radeon permite um modo de operação mais silencioso e desligando o ventilador da placa de vídeo em algumas condições, como inativo ou carga leve. Agora, esse recurso deve funcionar no Linux para GPUs Polaris em placas de vídeo compatíveis.

Todas essas correções e muitas melhorias voltadas para a exibição múltipla estão disponíveis para teste por meio da lista de discussão . Assumindo que nenhum problema apareça, isso provavelmente será material para o kernel  Linux 5.11 no início de 2021.


Fonte


Até a próxima !1




Nenhum comentário:

Postar um comentário