Confira !!
Os binários do Windows x86 agora podem ser executados em hardware POWER9 no Linux com Wine graças ao Hangover.
O projeto Wine Hangover foi inicialmente iniciado para executar programas Windows x86_64 em ARM de 64 bits . Embora o Wine em si suporte AArch64 e outras arquiteturas, ele não está focado em emular o suporte entre arquiteturas - é aí que entra o Hangover.
Embora o Hangover tenha se concentrado no ARM, no ano passado a Raptor Computing Systems ajudou os desenvolvedores do Wine a estendê-lo para suporte a hardware IBM POWER / OpenPOWER para, por sua vez, abrir programas Windows x86 de 64 bits para rodar no POWER9 e nos sistemas liberados pelo Raptor.
Seguindo muito trabalho que ainda existe para o Wine / Hangover, o código Hangover para POWER agora parece estar em boa forma. Foi anunciado neste fim de semana que o suporte POWER9 / PPC64LE está pronto em Hangover. Mas, por enquanto, existem algumas limitações e o desempenho ainda não foi comparado, digamos, ao executar o software no QEMU.
Mas como o Wine upstream ainda não tem os patches POWER necessários, o futuro permanece incerto devido ao delta do patch que precisa ser carregado pela Hangover para esse suporte. Esperançosamente, essas mudanças necessárias no Wine serão capazes de funcionar a montante.
Mais detalhes sobre o projeto Hangover em geral podem ser encontrados no GitHub .
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário