FERRAMENTAS LINUX: Os patches do AMD RAPL PowerCap foram atualizados para Linux - agora inclui a família 19h (Zen 3)

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Os patches do AMD RAPL PowerCap foram atualizados para Linux - agora inclui a família 19h (Zen 3)


Confira !

Os patches de um engenheiro do Google permitem suporte de limitação de energia média em tempo de execução (RAPL) para processadores AMD Zen no driver Linux PowerCap.

No início deste ano, havia o suporte para AMD Zen RAPL no subsistema Perf, enquanto esta atividade mais recente para AMD RAPL foi sobre o código PowerCap. A estrutura Linux PowerCap foi originalmente concebida pela Intel, mas as CPUs AMD Zen têm MSRs semelhantes disponíveis para suportar a limitação do TDP da CPU e também ler o uso de energia atual. Com esses patches / sys / class / powercap / intel-rapl / intel-rapl: 0 / energy_uj é a forma mais recente de expor o uso de energia da CPU AMD no Linux.

Em julho, cobrimos os patches AMD Zen RAPL PowerCap por Victor Ding do Google. Agora, no entanto, ele enviou uma nova série. Com este código mais recente para expor os contadores AMD RAPL, a mudança notável é adicionar um novo patch para o suporte da Família 19h - Zen 3.

Os MSRs da Família 19h em torno dos contadores RAPL acabam sendo idênticos às CPUs Família 17h (Zen / Zen 2) e então é estendido para trabalhar com esses processadores futuros. Estes últimos patches já estão na lista de discussão do kernel .

Está bem perto de ver o código pousar no Kernel Linux 5.10, já que sua janela de mesclagem será aberta em alguns dias, mas, caso contrário, este código direto estará no Kernel Linux 5.11.

Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário