FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA lança um driver beta com o suporte para o Khronos Vulkan Ray-Tracing

terça-feira, 24 de novembro de 2020

A NVIDIA lança um driver beta com o suporte para o Khronos Vulkan Ray-Tracing

Confira !!


Embora a NVIDIA tenha suportado sua própria extensão de rastreamento de raio Vulkan específica do fornecedor no Windows e Linux desde que as GPUs GeForce RTX foram originalmente lançadas, eles estão se movendo rapidamente para oferecer suporte às extensões de rastreamento de raio Khronos para Vulkan devido à adoção da indústria e jogos chegando ao mercado provavelmente optando por usar a versão KHR.

Esta manhã, com o Vulkan 1.2.162, as extensões de Ray-Tracing Vulkan KHR foram oficializadas depois de terem sido lançadas em forma provisória desde o início deste ano. NVIDIA lançou agora drivers beta para Windows e Linux que suportam essas versões finalizadas.

Não é muito surpreendente, já que a versão KHR é bastante semelhante à versão anterior da NVIDIA que serviu como ponto de partida. Já se falou na possibilidade de criar uma camada de tradução para que os jogos / softwares existentes usando VK_NV_ray_tracing pudessem alavancar o agora oficial suporte de rastreamento de raios Khronos entre os fornecedores. Mas neste momento nenhum caminho de tradução existe. A implementação de rastreamento de raios Vulkan também foi projetada com suporte de rastreamento de raios DXR do Direct3D 12 em mente para ajudar a facilitar o caminho de ir de DXR para rastreamento de raios Vulkan.

Em qualquer caso, a NVIDIA foi lançada hoje com seu driver beta Vulkan para Windows e Linux com este suporte. Isso torna a NVIDIA a primeira a fornecer um driver Linux com este rastreamento de raios Vulkan oficial. A Intel está trabalhando em seus próprios patches para fornecer essas extensões ao driver de código aberto Intel ANV dentro do Mesa. Vimos trabalhos de preparação nas semanas anteriores, embora não seja muito surpreendente se eles retirarem o resto de seus patches logo. A questão que permanece agora é quanto tempo até que empresas como AMDVLK e RADV tenham suporte a traçado de raios funcionando para a série Radeon RX 6000 no Linux.

Depois do artigo anterior de hoje, o Grupo Khronos também publicou uma postagem no blog com mais detalhes sobre esse suporte de ray-tracing consolidado.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário