FERRAMENTAS LINUX: O desenvolvimento do Zink OpenGL-On-Vulkan agora está sendo feito no RADV com o GPU Navi

domingo, 29 de novembro de 2020

O desenvolvimento do Zink OpenGL-On-Vulkan agora está sendo feito no RADV com o GPU Navi

 


Confira !!


Mike Blumenkrantz, que passou a maior parte do ano trabalhando no código "Zink" Gallium3D para permitir OpenGL universal sobre a tradução Vulkan e levou este código Mesa para compatibilidade com OpenGL 4.6 e em alguns casos 90% + o desempenho de um driver OpenGL nativo agora está funcionando no desenvolvimento do Zink a partir de uma placa de vídeo Radeon Navi com o driver RADV, que por sua vez pode ajudar a descobrir bugs e áreas de otimizações para a pilha de drivers Radeon de código aberto.

Blumenkrantz, que agora está sendo financiado pela Valve como outro desenvolvedor de drivers gráficos para Linux e pelo menos por agora continuará a dedicar uma quantidade significativa de tempo a Zink, mudou seu sistema de desenvolvimento de usar gráficos Intel com o driver ANV Vulkan para agora em grande parte usando uma placa de vídeo Radeon RX 5700 XT "Navi" com RADV.

O próprio Zink é projetado para rodar em qualquer implementação de driver Vulkan, mas, é claro: bugs. Blumenkrantz tem desenvolvido e testado principalmente com o driver Intel ANV e comparando o desempenho do OpenGL ao do driver Intel Iris Gallium3D. Mas agora com o desenvolvimento em Radeon com RADV vai permitir uma melhor exposição lá para quaisquer problemas que possam existir, bem como garantir bons níveis de desempenho.

Ao mudar as coisas e desenvolver com a GPU Radeon, ele já corrigiu um "grande problema" em torno do uso da barreira Vulkan com Zink. Devido à maneira como RADV lida com barreiras, em vez do suporte de barreira um tanto frouxo do Intel ANV, ele já melhorou o código Zink nessa frente.

Ele também tem trabalhado com outros desenvolvedores RADV - incluindo alguns dos quais também são financiados pela Valve para seu trabalho gráfico de código aberto - e isso já resultou em algumas solicitações pendentes de mesclagem para corrigir problemas do Zink.

Os detalhes podem ser encontrados no blog do Mike mas, para encurtar a história, isso deve render melhor suporte Zink no Radeon no futuro - e melhor portabilidade em geral com pelo menos os drivers Intel ANV e Mesa RADV tendo melhor exposição e testes. Também pode ajudar a descobrir outras áreas gerais de otimização no RADV / ACO. Também será interessante ver o quão bem o Zink em RADV se compara ao uso do driver RadeonSI OpenGL onde, como no lado da Intel, para alguns testes estão de fato na faixa de 90% +.

O upstreaming de centenas de patches acumulados nos últimos meses de otimização de desempenho e resolução do OpenGL 4.x para Zink agora é um foco e eles esperam que a maior parte chegue ao Mesa 21.0 antes do final do ano. Uma vez que mais desse trabalho estiver alinhado, irei terminar com alguns benchmarks novos do Zink também.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário