Confira !!
O desenvolvedor de código aberto de longa data Mike Blumenkrantz, que foi desenvolvedor do Enlightenment por muitos anos e trabalhava para o Grupo de código aberto da Samsung antes de sua morte, saltou para o mundo gráfico do Linux de código aberto este ano. Enquanto estava desempregado, ele começou a hackear o código Zink Gallium3D, que permite a aceleração OpenGL genérica na API Vulkan. Ele rapidamente levou o código ao ponto do suporte a OpenGL 4.6 e desempenho bastante atraente em comparação com o que Zink estava no início deste ano. Agora parece que ele continuará com suas aventuras gráficas no Linux graças ao financiamento da Valve.
Mike Blumenkrantz compartilhou hoje que a Valve vai patrocinar seu trabalho relacionado a gráficos daqui para frente. Pelo menos por enquanto, esse trabalho gráfico do Linux ainda está na questão do Zink.
Agora, graças ao patrocínio da Valve, Blumenkrantz, enquanto trabalhava com Erik Faye-Lund da Collabora, que iniciou a iniciativa Zink, estará trabalhando para desenvolver a maioria dos patches de Mike.
Mike abordou o suporte ao OpenGL 4.6 e otimizações de desempenho empolgantes, mas muito desse trabalho permanece fora da árvore Mesa, pois ainda não foi revisado e, em alguns casos, limpo. Portanto, sua próxima fase de " Operação Oxidar " do Zink'ing será sobre fazer o upstream do código "trabalho em andamento" do Zink. Ele espera fazer o upstream de quase tudo isso antes do final de 2020.
Portanto, para o Mesa 20.1 no Q1'2021 estamos olhando para OpenGL 4.6 / OpenGL ES 3.2 sobre Vulkan tornado possível e com desempenho bastante decente. Quanto mais trabalho chegar, estarei de volta com mais benchmarks.
Tempos empolgantes pela frente e é ótimo ver a Valve continuar a financiar mais desenvolvedores para trabalhar na pilha de gráficos de código aberto do Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário