FERRAMENTAS LINUX: O driver Vulkan V3DV do Raspberry Pi agora pode executar a camada de tradução do Zink OpenGL

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

O driver Vulkan V3DV do Raspberry Pi agora pode executar a camada de tradução do Zink OpenGL

 

Confira !


O driver V3DV Vulkan que fornece suporte para o Raspberry Pi 4 e mais recente agora pode executar a camada de tradução Zink OpenGL-on-Vulkan.

A empolgação no mês passado foi a fusão do V3DV para o Mesa 20.3, enquanto a última novidade do V3DV é o código Zink Gallium3D agora rodando nele. Os engenheiros da Igalia implementaram algumas extensões Vulkan opcionais para seu driver que estavam faltando, mas eram necessárias para o Zink: operações lógicas, alfa-para-um e VK_KHR_maintenance1. Com esses bits no lugar e outros ajustes, Zink está trabalhando com V3DV.

O Zink no V3DV permite que o suporte OpenGL 2.1 seja exposto, que é a versão máxima do OpenGL para desktop suportada pelo hardware Raspberry Pi. No hardware Raspberry Pi 4, usando uma compilação Quake III Vulkan com V3DV rende cerca de 148 FPS, a versão OpenGL do Quake III roda a cerca de 104 FPS, e rodando essa versão OpenGL em cima do Zink rende cerca de 40 FPS.

Há um impacto muito perceptível no desempenho ao usar o Zink e o Raspberry Pi 4 já tem um driver OpenGL Gallium3D maduro, mas esse esforço se mostrou útil para fins de teste por aqueles que trabalham no V3DV. Eles pretendem usar o Zink para ajudar a estressar o driver Vulkan. O desempenho do Zink também deve melhorar com o tempo, visto que o Mesa 20.3-devel ainda carece de muitas otimizações recentes do Zinkque ainda não foram revisados ​​e mesclados.

Em qualquer caso, mais detalhes sobre Zink em V3DV podem ser encontrados no blog de Igalia .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário