FERRAMENTAS LINUX: O Mesa está para pular a queda de suporte para os drivers antigos

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O Mesa está para pular a queda de suporte para os drivers antigos

 


Confira !!


A queda deve ser mínima e, com sorte, não impactar nenhum leitor Phoronix, mas à medida que o Mesa entra em 2021, ele está tentando abandonar o suporte para carregar drivers gráficos DRI1 .

Em 2011, os drivers Radeon clássicos foram removidos, Adam Jackson, da Red Hat, está planejando remover a capacidade da libGL atual do Mesa de carregar drivers DRI1. Trata-se basicamente de tentar carregar drivers DRI1 antigos do Mesa pré-8.0 em um sistema com o carregador libGL do Mesa atual. O Mesa manteve essa capacidade de carregar esses drivers DRI1 clássicos, mas quase nove anos depois que o código do driver antigo foi retirado do Mesa, está planejado eliminar gradualmente essa capacidade de carregar drivers DRI1.

Os desenvolvedores do Mesa não estão cientes de nenhuma distribuição Linux que ofereça tal capacidade e o RHEL6 foi a última vez que tal combinação de driver foi tentada. Uma mudança no sistema de construção do Meson está atualmente pendente para permitir instalações paralelas do Mesa fazendo uso do GLVND (a Biblioteca de Despacho Neutro do Fornecedor OpenGL). Então, com essa mudança, ainda seria possível carregar drivers DRI1 em um sistema moderno, caso você realmente queira, apenas algumas etapas extras envolvidas.

Aqueles remotamente interessados ​​ainda nos drivers DRI1 podem ver esta postagem na lista de discussão para todos os detalhes.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário