Confira !!
Neste verão, a Intel desativou a compactação de buffer de quadro para gráficos Gen12 Tiger Lake . Enquanto o FBC ajuda a conservar a largura de banda da memória e pode ser benéfico para a economia de energia, problemas de subexecução e problemas relacionados recorreram à Intel para desativar esse recurso comum para Tiger Lake.
Mas agora os desenvolvedores Intel Linux de código aberto estão se preparando para restaurar a compactação do buffer de quadros para beneficiar esses laptops Intel de última geração. Bem, pelo menos em parte.
Os patches estão disponíveis para restaurar a FBC em Tiger Lake. Mas a exceção é que a atualização automática do painel PSR2 verá o FBC desativado. Parece que com o PSR2 a compressão do frame-buffer não funciona de forma confiável e o que levou aos under-runs aleatórios vistos meses atrás.
O PSR2 é o recurso eDP atualizado que permite atualizações parciais de quadros e outras melhorias como parte da especificação eDP 1.4. Mas, pelo menos por enquanto, o PSR2 com laptops Tiger Lake não parece funcionar com a compressão do frame-buffer.
Em qualquer caso, essa mudança provavelmente fará parte do kernel Linux 5.11 para lançamento no início do próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário