FERRAMENTAS LINUX: O Zink está vendo o suporte do macOS para o OpenGL em Vulkan e depois o MoltenVK em cima de Metal

terça-feira, 3 de novembro de 2020

O Zink está vendo o suporte do macOS para o OpenGL em Vulkan e depois o MoltenVK em cima de Metal

 


Confira !!


O driver Zink Gallium3D que implementa OpenGL no topo do Vulkan teve um bom desempenho recentemente ... Além de alcançar o suporte para OpenGL 4.6 em patches ainda a serem mesclados e passar em ~ 97% dos testes do Piglit OpenGL e o desempenho cada vez melhor comparado para o driver OpenGL da Intel , o mais recente marco interessante é ver o trabalho inicial de trazer o Zink para o macOS.

Dado que a Apple está eliminando o suporte para OpenGL (e OpenCL), o Zink no macOS tem mérito - sem dúvida ainda mais do que o Linux, onde ainda há ótimos drivers OpenGL disponíveis para todos os principais hardwares. Com o futuro macOS 11.0 "Big Sur", o suporte a OpenGL estará em um estado ruim ou totalmente removido. Por vários anos, a Apple tem pressionado para a depreciação do OpenGL / OpenCL em seu ecossistema de software para enfatizar sua API Metal interna. Mas como ainda há muitos softwares macOS por aí fazendo uso do OpenGL, bem como casos de uso como a execução do software Wine / CrossOver para Windows no macOS, o Zink no macOS é um candidato interessante no futuro

O Zink no macOS está funcionando, por sua vez, aproveitando o MoltenVKpara grande parte da API Vulkan sobre os drivers Metal nativos da Apple. Portanto, a pilha completa é de fato OpenGL em cima de Vulkan (Zink) e Vulkan em cima de Metal (MoltenVK).

Esses patches para o Zink estão pendentes para o suporte MoltenVK com apenas algumas mudanças básicas necessárias.

Separadamente, Mike Blumenkrantz, que tem se dedicado muito ao Zink, também observou que Adam Jackson, da Red Hat, está trabalhando na integração do Vulkan WSI para o Zink. Essas melhorias na integração do sistema de janelas podem levar a um aprimoramento ainda maior do desempenho do Zink.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário