FERRAMENTAS LINUX: O Driver AMD SB-TSI Sensor foi definido para aparecer no Kernel Linux 5.11

domingo, 13 de dezembro de 2020

O Driver AMD SB-TSI Sensor foi definido para aparecer no Kernel Linux 5.11

 


Confira !!

Há muitas mudanças chegando com o Linux 5.11 e no lado da AMD inclui suporte a gráficos como VanGogh e Dimgrey Cavefish, suporte AMD EPYC Zen 3 no driver AMD_Energy, suporte AMD RAPL Zen1 / Zen2 / Zen3 PowerCap, um AMD SoC PMC driver, e o driver AMD Sensor Fusion Hub para laptops Ryzen está finalmente sendo desenvolvido ... Outra nova adição foi colocada na fila neste fim de semana por meio de hwmon-next e é o driver de sensor AMD SB-TSI.

Voltando ao início de 2020, os engenheiros do Google estavam trabalhando neste código do AMD SB-TSI para a interface do sensor de temperatura de banda lateral. Trata-se de ler a temperatura AMD SoC conectada a um BMC.

O SB-TSI faz parte da documentação pública do AMD Zen embora, graças ao Google em cooperação com a AMD, esse suporte para sensor de temperatura SB-TSI está chegando.

A Interface do sensor de temperatura SB (SB-TSI) é uma interface compatível com SMBus que relata Ttcl (temperatura normalizada) do SoC da AMD e se assemelha a uma interface I2C de sensor de temperatura remoto de 8 pinos para BMC.

Este commit adiciona suporte básico usando esta interface para ler a temperatura da CPU e ler / gravar limites de temperatura alta / baixa da CPU.

O driver sbtsi_temp foi adicionado como parte do conjunto de código "hwmon" de monitoramento de hardware para ir para o kernel assim que a janela de mesclagem for aberta para o Kernel Linux 5.11 , o que acontecerá amanhã se nenhum candidato a lançamento do Kernel Linux 5.10 adicional for garantido hoje. Esta documentação cobre mais detalhes sobre esta interface de monitoramento de temperatura de banda lateral para os interessados.

O kernel Linux já suporta o monitoramento de temperatura da CPU AMD Zen através do driver k10temp. Este driver "sbtsi_temp" provavelmente será útil para empresas como o OpenBMC para monitoramento de temperatura. Não deve ser nenhuma surpresa neste estágio, considerando nossos artigos anteriores, mas a AMD tem trabalhado para melhorar seu suporte ao OpenBMC e reconhecer o crescente interesse do cliente em pilhas de firmware de código aberto.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário