FERRAMENTAS LINUX: O FUSE, OverlayFS, Ceph estão prontos com melhorias para o Kernel Linux 5.11

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

O FUSE, OverlayFS, Ceph estão prontos com melhorias para o Kernel Linux 5.11

 

Confira !!


Esta primeira semana da janela de mesclagem do Linux 5.11 continua muito ativa, com muitos dos mantenedores do kernel procurando realizar suas mudanças antes da semana de Natal, onde frequentemente estão tirando uma folga do trabalho.

Além de outras melhorias no sistema de arquivos já cobertas para o Linux 5.11, como uma tonelada de melhorias Btrfs e mais trabalho de criptografia / casefolding / compactação do F2FS, os componentes Ceph, OverlayFS e FUSE têm algumas mudanças dignas de nota para o Kernel Linux 5.11. Vale a pena observar- lo

O FUSE por causa do desempenho aprimorado do VirtIO-FS com cargas de trabalho mistas de leitura / gravação. Isso se baseia no trabalho de desempenho anterior do VirtIO-FS encontrado no kernel anterior, Linux 5.10. O trabalho de desempenho do VirtIO-FS nesta rodada é em relação ao suporte FUSE_HANDLE_KILLPRIV_V2 e habilitação de SB_NOSEC. Aqueles curiosos sobre os detalhes técnicos desse trabalho de desempenho podem ver esta série de patch .

O OverlayFS, entretanto, é notável por agora permitir montagens sem privilégios. Também há suporte para execução em imagens de sistema de arquivos copiadas, opcionalmente, desabilitando a verificação do UUID. Enquanto isso, o Ceph agora suporta o protocolo on-wire MSGR2 que permite criptografia completa em trânsito usando AES-GCM. Além disso, existem correções e outras melhorias Ceph.

Muito trabalho excelente continua sendo feito para o kernel Linux 5.11 no que resultará em um primeiro lançamento estável do kernel em 2021. O lançamento do kernel Linux 5.11-rc1 não será lançado até 27 de dezembro, enquanto a estreia estável deve acontecer em fevereiro.

Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário