FERRAMENTAS LINUX: O suporte de CPU EPYC Zen 3 está chegando ao driver AMD_Energy do Linux

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

O suporte de CPU EPYC Zen 3 está chegando ao driver AMD_Energy do Linux

 



Confira !!


Além do suporte AMD Zen 1/2/3 PowerCap RAPL para o kernel Linux 5.11, a ramificação hwmon-next do Git também colocou suporte inicial para processadores Zen 3 no driver AMD_Energy.

O driver AMD_Energy foi introduzido no início deste ano e foi incorporado ao Linux 5.8 para expor facilmente as métricas de energia da CPU da AMD - embora a lista de modelos de CPU suportados tenha sido posteriormente restrita a CPUs EPYC.

O driver AMD_Energy até agora não tem suporte para nenhum processador Zen 3, mas é bastante simples fazê-lo. Com o código definido para entrar no Kernel Linux 5.11, esta adição de uma linha adiciona suporte para Família 19h "Zen 3", mas atualmente limitado apenas ao modelo 01h. Assim, como o suporte atual, pelo menos por agora parece que o suporte AMD_Energy ainda está sendo limitado a processadores EPYC (as peças da série Ryzen 5000 lançadas até agora são da família 19h, modelo 33).

Espero que o driver AMD_Energy ofereça suporte adequado aos processadores AMD Ryzen para desktop / móveis no devido tempo, pois, além dessa limitação, este driver tem funcionado muito bem nos últimos meses com meus testes de EPYC.

Este trabalho hwmon-next junto com o suporte PowerCap RAPL mencionado acima deve ser mesclado com a linha principal assim que a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11 abrir em uma ou duas semanas.o Kernel Linux 5.11 estável é esperado em fevereiro.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário