FERRAMENTAS LINUX: O driver Mesa Lima finalmente implementa o suporte ao cache de Shader no OpenGL

domingo, 17 de janeiro de 2021

O driver Mesa Lima finalmente implementa o suporte ao cache de Shader no OpenGL


 

Confira !!

Embora o driver Panfrost Gallium3D da Mesa esteja funcionando bem para o suporte gráfico de código aberto ARM Mali moderno, para o antigo hardware da série Mali 400/450 ainda existe o driver "Lima" dentro do Mesa que não recebe muita atenção atualmente ( apenas cerca de 70 commits no ano passado), mas como seu primeiro trabalho de 2021 viu uma implementação inicial de cache de shader.

O driver Lima Gallium3D agora oferece suporte à funcionalidade de cache de sombreador em disco para fragmentos OpenGL e sombreadores de vértice. Como com os outros drivers OpenGL que fornecem cache de shaders no disco, é para acelerar os tempos de carregamento de jogos / aplicativos subsequentes e para ajudar com o desempenho de qualquer software que esteja tentando compilar shaders em tempo real.



O desenvolvedor independente Erico Nunes, que implementou o suporte de cache de shader Gallium3D para Lima, observou: " Alguns recursos opengl exigem recompilação de shader para serem implementados no mali400 e só podem ser detectados no momento do desenho. Em alguns aplicativos, isso pode levar à recompilação de shaders em cada frame que poderia matar o desempenho. Introduzir um cache shader para evitar esse problema. lima não tinha vertex shader recompilação ainda, mas é necessário para implementar recursos de acompanhamento, então incluí-lo aqui também. Código fortemente emprestado da implementação VC4 cache de shader. "

o código desembarcou com este commit para Mesa 21.1 com lançamento previsto para o próximo trimestre.


Fonte

Até apróxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário