FERRAMENTAS LINUX: O suporte do CXL 2.0 para o Linux se move além da fase do "RFC"

domingo, 31 de janeiro de 2021

O suporte do CXL 2.0 para o Linux se move além da fase do "RFC"

 



Cionfira !!


Imediatamente após a especificação do CXL 2.0 que se tornou pública em novembro, os desenvolvedores da Intel começaram a postar patches de ativação do Linux para o CXL 2.0 com um foco inicial no suporte a dispositivos de memória tipo 3 . Parece que o trabalho de ativação do CXL 2.0 está agora mais perto de ser incorporado ao kernel do Linux.

A discussão inicial e revisão desses patches de suporte de dispositivo de memória CXL 2.0 / tipo 3 foram enviados sob um sinalizador de "solicitação de comentários" (RFC), como é comum para patches de estágio inicial que ainda estão em andamento e, particularmente, quando o design pode mudar dependendo do feedback de outros desenvolvedores. Enviados na sexta-feira agora foram os patches CXL 2.0 mais recentes e ultrapassaram a fase RFC.

Os mais novos patches de suporte CXL 2.0 para Linux melhoraram mensagens de erro, correções para quando compilar no compilador Clang em vez do GCC, comentários de código / documentação adicionais, mais comandos sendo adicionados à interface da caixa de correio e alterações adicionais de baixo nível.

O suporte ao dispositivo de memória CXL 2.0 tipo 3 sendo desenvolvido primeiro é para servir como um expansor de memória para RAM ou memória persistente e pode, opcionalmente, ser intercalado com outros dispositivos CXL. Embora o hardware CXL 2.0 esteja chegando ao fim, esta introdução inicial do Linux foi feita aproveitando a emulação em conjunto com o QEMU. Os patches QEMU estão pendentes para emular o suporte do dispositivo de memória CXL 2.0 tipo 3 para auxiliar neste trabalho e teste iniciais.

Esses patches de suporte CXL 2.0 mais recentes para o kernel do Linux podem ser encontrados em lore.kernel.org. Com o hardware CXL 1.x não esperado para começar a aparecer generalizado até pelo menos no final deste ano, ainda parece que o hardware CXL 2.0 não será comum em servidores até 2023 ~ 2024 no mínimo. Portanto, ainda há muito tempo para obter o suporte CXL 2.0 Linux completo em ordem e trabalhar seu caminho para distribuições Linux empresariais.





Fonte

Até a próxiam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário