FERRAMENTAS LINUX: O Mesa lança um novo cache de arquivo único para ajudar shaders pré-compilados do Steam e economia de espaço

domingo, 21 de fevereiro de 2021

O Mesa lança um novo cache de arquivo único para ajudar shaders pré-compilados do Steam e economia de espaço

 



Confira !!


O cache de shaders em disco do Mesa, que é usado para acelerar os tempos de carregamento do jogo evitando a recompilação redundante de shaders em carregamentos sucessivos e também ajudando no desempenho de software que compila shaders dinamicamente, está vendo uma grande melhoria com o Mesa 21.1 . O Mesa 21.1-devel incorporou neste fim de semana a nova implementação de cache de arquivo único.

O novo cache de shader de arquivo único do Mesa está sendo trabalhado pelo empreiteiro da Valve, Timothy Arceri, nos últimos meses. O cache de arquivo único não ajuda com o tempo de carregamento além do layout de cache de vários arquivos existente, mas pode ajudar na economia de espaço. Colocando todos os shaders em cache em um único arquivo é a possibilidade de maior economia de espaço em disco. A Arceri estima que o comportamento do cache de vários arquivos, conforme usado agora, aumenta o uso do disco em mais de 3x do cache de arquivo único.

O outro driver para o cache de arquivo único está tornando mais fácil redistribuir por software de terceiros, ou seja, o Steam com seu cache de shader pré-compilado e distribuição desses caches de shader aos jogadores para ajudar no desempenho / tempo de carregamento.

Essa nova implementação também adiciona uma variável de ambiente (MESA_DISK_CACHE_READ_ONLY_FOZ_DBS) que permite apontar para um caminho somente leitura para bancos de dados de cache de sombreadores externos. Assim, uma vez que o Mesa 21.1+ esteja disponível, ele provavelmente será usado pelo Steam para redistribuir mais facilmente os caches de shader para jogadores Linux.

No momento, porém, este novo cache de arquivo único não é usado por padrão, mas requer a configuração da variável de ambiente MESA_DISK_CACHE_SINGLE_FILE = 1 para habilitação.

Mais detalhes sobre esta adição ao Mesa 21.1 por meio desta solicitação de mesclagem honrada 






Fonte

Até a próxima !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário