FERRAMENTAS LINUX: A AMD está tentando otimizar ainda mais o seu driver Gallium3D com uma sobrecarga mais baixa

quinta-feira, 25 de março de 2021

A AMD está tentando otimizar ainda mais o seu driver Gallium3D com uma sobrecarga mais baixa

Confira !!


Embora o driver OpenGL de código aberto RadeonSI Gallium3D para sistemas Linux seja muito bem recebido e geralmente superando o driver AMD OpenGL proprietário no Linux / Windows e tendo um desempenho muito forte contra o driver OpenGL proprietário da NVIDIA também, não acabou o jogo para esta API gráfica mais antiga e AMD ainda está trabalhando para reduzir ainda mais a sobrecarga da CPU para este código-fonte aberto.

RadeonSI Gallium3D permite maximizar o desempenho OpenGL de placas de vídeo Radeon no Linux. Houve até vários comentários sobre as perspectivas de portar RadeonSI para o Windows, devido ao bom desempenho desse driver OpenGL de código aberto. Vimos várias otimizações do RadeonSI continuar com os lançamentos mais recentes do Mesa, mesmo quando as portas de jogos do Linux mais recentes tendem a ser exclusivas da Vulkan e o DXVK / VKD3D-Proton do Steam Play direciona todos os jogos mais recentes do Windows no Linux por meio do Direct3D no Vulkan.

Decorrente das recentes discussões sobre como descartar os drivers Mesa DRI clássicos da linha principal para se concentrar nos drivers Gallium3D e Vulkan, o conhecido desenvolvedor de código aberto AMD R300g / R600g / RadeonSI Marek Olšák saiu em apoio a este plano. Ao comentar em resposta à proposta de eliminação desses drivers Mesa clássicos, Marek fez uma observação interessante a compartilhar com relação ao trabalho de otimização contínuo da AMD para RadeonSI:

Ainda temos algumas metas de desempenho de sobrecarga da CPU que não alcançamos. Uma delas é diminuir a sobrecarga da CPU para um benchmark 4 vezes em comparação com tudo que já temos no master. Não sei como vamos fazer isso, mas vamos tentar.

Abandonar os drivers Mesa clássicos ajudaria a permitir que o código central do Mesa fosse mais bem adaptado a um mundo OpenGL somente com Gallium3D e seria capaz de reduzir muito do que se acumulou ao longo dos anos. Por sua vez, esse trabalho de modernização e outra reestruturação mais fácil com os drivers clássicos removidos poderia ajudar a permitir uma menor sobrecarga do driver do que poderia ser facilmente alcançado.

Marek não tinha elaborado suas metas de desempenho precisas. Presumivelmente, embora essas metas de desempenho ainda contínuas sejam em relação ao uso do OpenGL na estação de trabalho.

Nos últimos meses, vimos Marek e outros desenvolvedores de código aberto AMD Mesa trabalhando em particular na otimização para o SPECViewPerf e outros cenários de estação de trabalho OpenGL. Os clientes de workstations têm sido um dos remanescentes onde o driver OpenGL proprietário da AMD ainda é aparentemente importante em comparação com o Mesa, embora desde o final do ano passado vimos muito mais otimizações RadeonSI / Gallium3D nesta área.

Dada a rapidez com que os novos jogos Linux estão usando Vulkan e como o Steam Play depende principalmente do Vulkan para os jogos mais recentes do Windows, faria sentido se as metas de desempenho RadeonSI restantes fossem para software OpenGL de estação de trabalho. O OpenGL permanece bastante comum, entretanto, entre os ISVs de estação de trabalho que são lentos para se adaptar a novas APIs e outras mudanças invasivas. Enquanto isso, com praticamente todos os jogos OpenGL Linux que avaliamos, o RadeonSI tem um desempenho excelente há algum tempo. Em qualquer caso, é ótimo ver que o jogo ainda não acabou para as implacáveis ​​otimizações RadeonSI Gallium3D da AMD.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário