FERRAMENTAS LINUX: A série de driver NVIDIA 470 parece que trará o suporte para o OpenCL 3.0

quarta-feira, 10 de março de 2021

A série de driver NVIDIA 470 parece que trará o suporte para o OpenCL 3.0

Confira !!


Já estamos bastante ansiosos pelo driver Linux da série 470 da NVIDIA devido às melhorias do Wayland / DMA-BUF que virão neste próximo lançamento de grande recurso para sua pilha de drivers proprietários. Para tornar tudo ainda mais emocionante, parece que o driver da série NVIDIA 470 terá suporte para o OpenCL 3.0 .

A NVIDIA lançou ontem., um driver WSL atualizado para uso no Windows 10. O que torna isso notável é o driver que adiciona suporte para OpenCL 3.0.

A queda do driver R470 beta (470.05) de hoje é a versão do driver WSL / Windows, mas considerando que a pilha de driver da NVIDIA é amplamente compartilhada entre plataformas e o OpenCL é igualmente - ou até mais - importante em sistemas Linux, é provável que seja seguro assumir que seu driver Linux será também oferecerá suporte ao OpenCL 3.0 para sua versão beta inaugural da série 470 ou logo depois. Esses recursos não vinculados explicitamente ao sistema operacional / plataforma tendem a ser suportados pelos drivers do Windows e Linux da NVIDIA quase ao mesmo tempo.

Os drivers da NVIDIA não têm suporte para OpenCL 2.x, o que foi dito ser devido a problemas de memória virtual compartilhada (SVM). Mas com o OpenCL 3.0, o suporte a SVM e outros recursos CL 2.x são opcionais, permitindo assim que a NVIDIA e outros fornecedores suportem seu subconjunto de funcionalidade desejado acima do OpenCL 1.2. O Khronos Group lançou o OpenCL 3.0 oficialmente em setembro, após ser anunciado em abril de 2020 .


O OpenCL 3.0 permite um caminho de atualização fácil do OpenCL 1.2, mas com todos os bits opcionais, será interessante ver todos os recursos que estão sendo suportados pelo driver OpenCL 3.0 da NVIDIA.

Fora do escopo da NVIDIA, a pilha de código aberto da Intel suporta OpenCL 3.0 no Linux. Há também o OpenCL 3.0 em andamento para o Clover do Mesa . Ainda estamos esperando o suporte OpenCL 3.0 da pilha de computação AMD / ROCm Linux.





Fonte

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário