Confira !
Há alguns dias atrás, foi falado sobre o driver VirtIO-GPU Vulkan que tinha a pretensão de ser um upstream no Mesa, e de fato esse projeto agora chegou.
O driver VirtIO-GPU Vulkan "Venus" está dentro da árvore de origem do Mesa 21.1-devel que agora permitirá o suporte à aceleração Vulkan em máquinas virtuais convidadas com o driver Vulkan do sistema host nativo fazendo o trabalho real
Sendo comsiderado como uma aposta para o futuro, atualmente ainda existem alguns obstâculos para o seu usom uma vez que o driver ainda é considerado esperimental e o formato de serialização docomando não foi ainda finalizado, ele ainda está dependendo .do código do driver do kernel VirtIO que ainda ainda será concluído, e também são necessários os patches para o QUEMU.
Sem dúvida, a trajetória do Vulkan "Venus" será a mesma do suporte Virgl OpenGL que formouse muito bem com o passar dos anos> O "venus" já funciona mas, ainda tem uma longa caminhada para que todos os seus componentes necessáriso sejam enviados e funcionem 100%... Acredito que até o final desse ano isso acontece mas, dependerá (e muito) de como o trabalho ainda pendente irá se desenvovler. e de como ele será alinhado aos próximos ciclos de lançamentos do Mesa, do QUEMu e do Kernel Linux.
Atualmente o "Venus " já possui um desempenho recente epodendo executar alguns jogos no Linux, o que inclui os títulos Steam Play/Proton mas um maor foco no desempenho do "Venus" e outros recuros devemchegar qundo o resto do "Venus" começar a chegar tambérm
Ocódigo do Venus foi publicado pelo google no ano passado e após uma solicitação de merge de nove meses esse driver do vulkan já foi mescado e ele chega ates do Free\e do Mesa 21.1 que acontece esse mês.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário