FERRAMENTAS LINUX: Kernel Linux 5.13 - Outra etapa na preparação de gráficos discretos da Intel, está preferindo a memória local

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Kernel Linux 5.13 - Outra etapa na preparação de gráficos discretos da Intel, está preferindo a memória local


 Confira !!


Nos últimos dois anos, vimos muitos drivers de gráficos do kernel do Intel Linux trabalharem na preparação para oferecer suporte às placas de vídeo discretas da Intel . Esse trabalho ainda está em andamento mesmo para a placa de vídeo DG1 que tem sido uma amostra para os clientes, enquanto o Linux 5.13 dará mais um passo adiante neste verão.

Muito do desenvolvimento discreto da GPU da Intel para Linux foi reestruturar seu driver de kernel i915 para lidar com a memória local do dispositivo. Até agora, com seu foco gráfico exclusivamente integrado, o manuseio da memória de vídeo tem sido muito mais simples e faz suposições sobre sempre usar a RAM do sistema. Mas agora com GPUs discretas e tendo memória de vídeo dedicada, nos últimos dois anos houve muitas mudanças no código da memória de vídeo em seu driver como parte de sua preparação para DG1 e futuros processadores gráficos discretos.

Com o kernel Linux 5.13 lançado neste verão, há mais preparações para suporte de memória local / dispositivo com o DG1. Com este kernel de fato, ele finalmente começará a usar aquela memória local para alocações de memória interna do kernel. O veículo de desenvolvimento de software Intel DG1 tem 3 GB de memória LPDDR4X ... Ele pode muito bem usá-lo - alinhar todos os bits foi um processo demorado.

Para os gráficos Intel discretos, o Kernel Linux 5.13+ começará a preferir usar a memória local (LMEM) para alocar memória para contextos, anel e memória temporária do mecanismo. Para gráficos Intel não discretos, o comportamento é obviamente inalterado.

A mudança para usar a memória local para tais alocações com os gráficos discretos Intel foi enviada  para DRM-Next antes da abertura do ciclo do Linux 5.13 em algumas semanas. Essa solicitação de pull também tem uma correção Sandy Bridge para evitar travamentos pesados ​​na retomada do anel, limitando o tamanho de importação DMA-BUF a int32 e uma variedade de outras correções / melhorias de código de baixo nível.

Já no DRM-Next para o Kernel Linux 5.13 no lado gráfico da Intel está também a habilitação e preparação do Alder Lake S para o hardware de exibição XE_LPD v13 , entre outras mudanças.

A janela de mesclagem do Kernel Linux 5.13 será iniciada no final deste mês, enquanto a versão estável deve ser lançada em junho.





Fonte

Até a próixma !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário