FERRAMENTAS LINUX: O Khronos ratifica o KTX 2.0

quarta-feira, 21 de abril de 2021

O Khronos ratifica o KTX 2.0

 


Confira !!

Apenas uma semana depois de ter publicado as extensões provisórias do Vídeo Vulkan, o Grupo Khronos tem outro anúncio emocionante hoje na forma de ratificar o KTX 2.0.

KTX é o formato de arquivo contêiner do grupo da indústria para armazenar dados de textura prontos para GPU. KTX 2.0 adiciona suporte para compressão Basis Universal às especificações. Essas texturas compactadas KTX 2.0 podem ser usadas por OpenGL, Vulkan e outras APIs. Com KTX 2.0, Khronos também está introduzindo a extensão KHR_texture_basisu para glTF para permitir que glTF contenha texturas KTX 2.0.

O Khronos Group também está publicando KTX-Software como ferramentas de código aberto para lidar com texturas compactadas KTX 2.0.

Os ativos 3D em tempo de execução normalmente usam imagens compactadas em JPG ou PNG para transportar texturas com tamanhos de arquivo reduzidos. No entanto, esses formatos não podem ser processados ​​diretamente por GPUs e devem ser descompactados em imagens de tamanho completo na memória da GPU, consumindo precioso espaço de memória e largura de banda e resultando em desempenho de renderização pobre e alto consumo de energia - o que é particularmente problemático em dispositivos móveis. Os formatos de textura compactada por GPU permitem texturas compactas na memória, com acesso otimizado à memória para renderização mais rápida e eficiente. No entanto, não é prático usar formatos de textura de GPU em ativos glTF amplamente distribuídos, pois o cenário de formato de textura de GPU altamente fragmentado os tornaria inutilizáveis ​​em muitos dispositivos de destino.

A tecnologia de compactação Basis Universal da Binomial resolve esse problema definindo um formato de textura compactada 'universal' que pode ser transcodificado com eficiência em tempo de execução em um formato de GPU com suporte nativo no dispositivo de destino. O Basis Universal oferece aos desenvolvedores duas opções de compactação que combinam modos selecionados dos formatos de textura GPU ASTC e ETC1 definidos pelo Khronos com codificação RDO e supercompressão baseada em LZ para tamanhos compactos de arquivos de textura. O modo ETC1S pode atingir tamanhos de transmissão e memória significativamente menores do que as texturas JPEG e PNG. O modo UASTC oferece texturas de qualidade superior ao ETC1S, particularmente adequado para mapas normais, ao mesmo tempo em que consegue tamanhos de arquivo menores e economia de memória significativa.

Mais detalhes sobre a ratificação do KTX 2.0 em Khronos.org .





Fonte

Até a próxima !


Nenhum comentário:

Postar um comentário