FERRAMENTAS LINUX: O Mesa 21.2 começa a ver alterações no driver gráfico Intel Xe-HP

sábado, 17 de abril de 2021

O Mesa 21.2 começa a ver alterações no driver gráfico Intel Xe-HP


Confira !!


Com o Mesa 21.1 agora ramificado para esta coleção principalmente de drivers de código aberto OpenGL / Vulkan para Linux, o desenvolvimento de recursos está ativado para o Mesa 21.2, que será lançado no terceiro trimestre. Uma das primeiras mudanças importantes para o Mesa 21.2 é o início do suporte do compilador gráfico para o futuro processador gráfico de alto desempenho Xe-HP da Intel.

O Xe-HP é o próximo data center / GPU Xe de alto desempenho da Intel. Diz-se que o Xe-HP já está testando com os clientes enquanto o lançamento formal está previsto para o final do ano. No lado do kernel do Linux, os gráficos discretos da Intel estão quase funcionando pelo menos para DG1 e, portanto, estamos começando a ver mais fluxo de trabalho no código do driver do espaço do usuário agora com Mesa e presumivelmente sua pilha Compute Runtime / IGC em breve.

O que atingiu o Mesa 21.2-devel esta manhã são as primeiras alterações do compilador gráfico para suportar o ISA Xe-HP. A solicitação de mesclagem oferece alguns insights convenientes sobre algumas das mudanças do Xe-HP da perspectiva da arquitetura em comparação com o Gen12 Xe existente, "as alterações mais invasivas do compilador em relação às gerações anteriores são o resultado do pipeline FPU preexistente sendo dividido em vários pipelines assíncronos (um pipeline de ponto flutuante, inteiro e longo AKA de dupla precisão), que é altamente visível para o software porque o hardware não é capaz de garantir a coerência dos dados entre as instruções (já desde o TGL), então o compilador agora é responsável por manter o controle de qual pipeline executará qual instrução e especificar primitivas de sincronização para resolver quaisquer dependências entre pipeline. "

O suporte do compilador gráfico Xe-HP além do suporte Xe existente está no momento pouco mais de 700 linhas de código alteradas. Obviamente, o suporte ao compilador de shader é necessário antes que os engenheiros de código aberto da Intel possam prosseguir com o resto do OpenGL e Vulkan. Também estamos monitorando o trabalho no lado do Compute Runtime / IGC para seu OpenCL e um lançamento de Nível Zero de API para o Xe-HP.

Este suporte inicial do compilador Xe-HP está agora no Mesa Git e espera-se mais habilitação Intel Xe-HP para continuar este ciclo.





Fonte

Até a próxxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário