Confira !!
Vulkan 1.2.177 é lançado hoje como a versão mais recente da especificação Vulkan e desta vez apresenta uma nova extensão que visa ajudar as camadas de tradução OpenGL e potencialmente outras implementações sobre esta API gráfica.
Além das habituais correções de bugs internos e públicos, a principal adição ao Vulkan 1.2.177 é a extensão VK_EXT_provoking_vertex. VK_EXT_provoking_vertex é para alterar a convenção de vértice provocadora do padrão do primeiro vértice para, em vez do último vértice. Esta mudança é para coincidir com a convenção OpenGL de usar o último vértice.
Com a extensão do vértice provocadora para corresponder ao comportamento do OpenGL, a extensão se destina a ajudar com os projetos da camada de tradução da API trabalhando para executar o OpenGL no Vulkan. A provocante extensão do vértice foi trabalhada por engenheiros do Google, NVIDIA, Intel, AMD e outras organizações - incluindo Mike Blumenkrantz da Valve, que é conhecido por seu trabalho no código Zink OpenGL-over-Vulkan Mesa. Portanto, provavelmente veremos o Zink começando a usar VK_EXT_provoking_vertex rapidamente.
Isso, entretanto, não é relevante apenas para o OpenGL de desktop, mas também para OpenGL ES e Direct3D 11, que podem se beneficiar desta extensão para corresponder à convenção de vértice provocadora. Esta extensão foi originalmente proposta em 2019 por um engenheiro do Google, embora agora tenha atingido as especificações oficiais.
A especificação Vulkan 1.2.177 mais recente está disponível em Khronos.org .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário