Confira !!
Alyssa Rosenzweig continuou o seu trabalho de engenharia reversa e compreensão da GPU M1 da Apple com o objetivo final de escrever OpenGL de código aberto e suporte Vulkan para a GPU M1 da Apple no Linux.
No mês passado, ela começou os primeiros estágios de um compilador gráfico para o Apple M1 para começar a lidar com os shaders com as informações que foram submetidas à engenharia reversa até agora. Desde então, ela começou um driver Gallium3D de estágio inicial para o Apple M1 e começou a se concentrar nas especificações OpenGL 2.1 e OpenGL ES 2.0.
Está em um estado onde pelo menos o código Gallium3D pode lidar com glxgears e algumas cenas glmark2 no Apple M1. Na verdade, hoje ela abriu uma solicitação de mesclagemcomo o impulso inicial deste driver "AGX". Este driver AGX Gallium3D foi originalmente baseado no driver noop Gallium3D com algum código derivado do trabalho no driver Panfrost Gallium3D para Arm Mali.
Embora o processador gráfico Apple M1 tenha removido algumas funcionalidades herdadas não necessárias para a API Metal da Apple, algumas funcionalidades não documentadas foram encontradas para recursos ainda suportados pela GPU, mas não usados pelo Metal. Buffers de índice e tipos primitivos estão entre algumas das funcionalidades mantidas pela GPU Apple M1 por ser capaz de oferecer suporte a APIs mais antigas.
O mais recente trabalho de engenharia reversa em torno da GPU M1 da Apple pode ser encontrado no blog de Alyssa. Para encurtar a história, progresso está sendo feito e o driver Gallium3D "AGX" está em andamento para ser capaz de suportar OpenGL básico no Apple M1 inicialmente com foco em OpenGL 2 / GLES2. Mas ainda está para ser escrito um driver DRM do kernel do Linux para a GPU M1 e, obviamente, um driver Vulkan é importante para 2021 e além.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário