FERRAMENTAS LINUX: O Driver Vulkan para o Linux da Intel adiciona o suporte para o Fragment Shading Rate

terça-feira, 4 de maio de 2021

O Driver Vulkan para o Linux da Intel adiciona o suporte para o Fragment Shading Rate

 

Confira !


O driver de código aberto "ANV" Vulkan Linux da Intel finalmente combinou o suporte para a extensão KHR_fragment_shading_rate.

Introduzido em outubro passado com Vulkan 1.2.158 foi esta extensão de taxa de sombreamento de fragmento para alterar a taxa na qual certos fragmentos são sombreados. A taxa de sombreamento do fragmento com essa extensão pode ser manipulada por desenho, por primitivo ou por região. O uso desta extensão de taxa de sombreamento de fragmento pode ser usado por jogos com Vulkan para sombrear níveis mais altos de detalhes em uma cena em comparação com outros ou áreas menos importantes em um sombreamento de qualidade inferior em áreas selecionadas da cena.

A extensão Vulkan KHR_fragment_shading_rate pode ser bastante benéfica em cenários de renderização de alta resolução, bem como em áreas como renderização XR / VR para mais controle sobre a troca de qualidade / desempenho com base na área sendo renderizada.






A NVIDIA foi a primeira a lançar um driver Linux com suporte para VK_KHR_fragment_shading_rate, seguido pelo RADV adicionando a extensão no final do ano, juntamente com o suporte AMDVLK .

Para o driver Intel, essa solicitação de mesclagem foi aberta nos últimos cinco meses. No domingo, o código foi finalmente incorporado ao Mesa 21.2-devel, tornando-o parte do próximo lançamento de recurso trimestral do Mesa3D.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário