FERRAMENTAS LINUX: Uma série de melhorias RISC-V empolgantes para o Kernel Linux 5.13

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Uma série de melhorias RISC-V empolgantes para o Kernel Linux 5.13

 


Confira !!


Desde trazer o PolarFire ICICLE SoC até adicionar suporte para KProbes, FORTIFY_SOURCE e outros novos recursos do kernel para a arquitetura RISC-V, as mudanças no kernel Linux 5.13 são empolgantes para este processador de código aberto ISA.

Entre os destaques RISC-V de novo material no Linux 5.13 incluem:

- Construir melhorias no sistema incluindo melhor manuseio ao construir o kernel RISC-V Linux com LLVM Clang.

- O suporte para KProbes, a infraestrutura de depuração do kernel para monitorar eventos.

- O kernel RISC-V agora pode ser construído com FORTIFY_SOURCE, a macro do kernel para ajudar a detectar estouros de buffer com proteções de compilação e tempo de execução para algumas funções.





- O suporte para o argumento memtest = kernel.

- Um mapa de memória do kernel reorganizado para trabalhar no suporte a sistemas sv48.

- Uma nova estrutura de errata e aplicação de um conjunto inicial de erratas para alguns hardwares SiFive, incluindo o HiFive Unmatched.

- O suporte para execução no local / XIP .


- O DeviceTree para o SoC Microchip PolarFire ICICLE e placa de desenvolvimento. Este PolarFire ICICLE SoC é um projeto RISC-V de cinco núcleos com capacidade para Linux para IoT, automação industrial e outros casos de uso. Os cinco núcleos são quatro núcleos de aplicativo SiFive U54 e um núcleo de monitor SiFive E51. O Icicle Kit suporta 2GB de LPDDR5 e 1Gb SPI flash e 8GB eMMC flash.

Fora das próprias atualizações de arquitetura RISC-V, há também outras melhorias notáveis ​​no suporte de hardware RISC-V para 5.13, como o suporte a SiFive FU740 PCIe .

A lista de alterações de arquitetura RISC-V para o Kernel Linux 5.13 pode ser encontrada por meio desta solicitação de pull enviada esta manhã.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário